Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18 • por Norma Silvana dos Santos Bentes A comunicação matemática e os desafios da inclusão
Neste artigo, são analisados alguns aspectos referentes às interações por meio da comunicação, no contexto da educação de surdocegos, como um dos fatores fundamentais para o processo de inclusão. Como categorias de análise foram considerados conteúdos de resolução de problemas aditivos. O sujeito da pesquisa foi uma aluna surdacega da 2a série do ensino fundamental de uma escola especializada em educação de surdos e usuária da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O método utilizado foi o estudo de caso. A abordagem dos dados foi qualitativa. Tais dados foram coletados em sete encontros de ensino de resolução de problemas aditivos – abordados por meio da LIBRAS e de materiais didáticos diversificados. Constatou-se a importância da comunicação para a interação e inclusão da criança surdacega, bem como a relevância de se diversificar a utilização de materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem, contexto que contribuiu para as evidências apresentadas pelo sujeito, que demonstraram indícios de envolvimento e de aprendizagem.