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Gladis Perlin
Gladis Perlin
Professora e Investigadora
Biografia do Autor
Gladis Perlin
Gladis Perlin
Professora e Investigadora

Possui graduação em Licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: surdos, identidade alteridade, diferença, cultura, educação.

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Gladis Perlin
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6 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Gladis Perlin

Como autor(a) principal

  • 2016 • Revista Forum - INES - nmero 33, Rio de Janeiro
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na poltica afirmativa
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Forum - INES - nmero 33, Rio de Janeiro  •  por Gladis Perlin
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na poltica afirmativa

    Este artigo registra o evento que aconteceu em Brasília: a Consulta Nacional para as Mulheres Deficientes e as Mulheres Ciganas. Fomos designadas pela FENEIS a participar como direcionadoras da temática da mulher surda em diversos segmentos. É um artigo compartilhado com várias mulheres surdas do Brasil, sejam elas indígenas ou não. Fomos movidas pela necessidade de colocar em dia um relatório dos acon-tecimentos nacionais e as perspectivas e lutas constan-tes no campo referentes às mulheres bem como alguns elementos captados para a promoção da mulher surda. Que ele seja para estudo e reflexão em torno dessa problemática, destacando o empoderamento da mulher surda e seu relevante aspecto dentro da política linguística em todos os âmbitos.

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  • 2014 • Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edio Especial n. 2/2014, p.17-31
    Histria cultural dos surdos: Desafio contemporneo
    Resumo do Artigo Científico

    Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edio Especial n. 2/2014, p.17-31  •  por Gladis Perlin
    Histria cultural dos surdos: Desafio contemporneo

    O presente artigo parte da perspectiva da história cultural em direção aos Estudos Surdos. Objetiva debruçar-se em pesquisas teóricas que possibilitem a visão sobre a história cultural a ser captada na vida cotidiana, resistências e fazeres a partir da cultura, em nosso caso, do povo surdo. Nestas pesquisas teóricas observou-se o papel que exerce a cultura surda, permeada pela construção da identidade, pela língua de sinais, pela pedagogia surda. E no contato com a história cultural notamos uma metodologia que ressalta a importância da participação dos povos surdos para sua construção. Esta história faz emergir os saberes em que entram em cena as memórias das experiências do “ser surdo”, uma visão abrangente em relação ao que ocorre com o povo surdo, especialmente os corpos amordaçados por políticas institucionais, os embates no campo do colonialismo e dos sistemas opressivos educacionais, as lutas por identidade e por significados culturais. Nestes aportes tornam-se frequentes os indícios de signos e significados subjetivantes. O desafio é construir uma nova história cultural, registrando as lutas pela identidade surda, pela construção da identidade cultural, pelo reconhecimento da língua de sinais, pela emancipação dos sujeitos surdos de todas as formas de opressão e seu livre e espontâneo desenvolvimento, bem como a pedagogia surda presente no povo surdo.

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  • 2006 • ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.136-147
    A cultura surda e os intrpretes de lngua de sinais (ILS)
    Resumo do Artigo Científico

    ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.136-147  •  por Gladis Perlin
    A cultura surda e os intrpretes de lngua de sinais (ILS)

    Enfatizando algumas posies e enunciaes sobre a cultura surda o artigo pretende discorrer sobre a identidade e o territrio do interprete de lngua de sinais/portugus. Aborda certas situaes, porm no tanto a globalidade da questo. Salienta que o interprete no se realiza no simples ato da traduo, mas que envolve uma gama dimensional de significantes e significados que denunciam a complexidade de seu papel, as dimenses e a profundidade de sua atuao. Os intrpretes so para a traduo da cultura, da lngua, da histria, dos movimentos, das polticas da identidade e da subjetividade surda, e apresentam suas prprias particularidades, identidade e orbitalidade.

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  • 2003 • Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educao. Programa de Ps-Graduao em Educao, Porto Alegre, BR-RS
    O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferena e identidade
    Resumo do Artigo Científico

    Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educao. Programa de Ps-Graduao em Educao, Porto Alegre, BR-RS  •  por Gladis Perlin
    O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferena e identidade

    Esta Tese escrita em lngua de fronteira aproxima-se das referncias imediatas do ser e do estar sendo surdos elucidando a epistemologia que introduz o seu conceito de diferena, conceito naturalmente firmado no interior, no cho onde reside o povo surdo. O textual do ser e do estar sendo surdos se desenvolve no embasamento de uma temporalidade diferente, no propsito das experincias, das trajetrias que acompanham o discurso utilizado. A perspectiva que o ps-colonialismo, o ps-estruturalismo e os estudos culturais oferecem para os estudos surdos nos meios que possibilitam a estabilidade como espao para o encontro da alteridade, diferena e identidade se sobressaem como propositores de nova ordem. Ser surdo, naturalmente envolve um processo vital. O evento discursivo da diferena e da afirmao poltica do ser surdo introduz o resultado elucidativo da matriz produtiva que se constituem em produes polticas. A tese introduz a meta e aos reflexos que adentram questes de alteridade diferena e identidade. Introduz nos campos da experincia do ser e do estar sendo surdos, introduz inclusive nos campos do povo surdo, sua histria, sua cultura. No momento perpassa os espaos cruciais da diminuio vivida nos terraplenos da educao, da incluso, dos meios sociais, das produes decorrentes que vm a abundar no campo colonial subjacente. E revela que no se pode sugerir passivamente a linha de argumentao que passa pela lgica da ideologia opositora ou insistentemente denominada lgica do colonialismo ou lgica do ouvintismo. esse o vaivm que introduz a uma poltica de representao da diferena do ser e do estar sendo surdos contrapondo a proposta ambivalente da perigosa presena de suas estratgias bem como do historicismo e do periodismo.

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  • 2003 • Anais do II Seminrio Internacional Educao Intercultural, Gnero e Movimentos Sociais. Florianpolis: Fapeu-002
    O ouvinte: o outro do outro surdo
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do II Seminrio Internacional Educao Intercultural, Gnero e Movimentos Sociais. Florianpolis: Fapeu-002  •  por Gladis Perlin
    O ouvinte: o outro do outro surdo

    Dependendo de quem define e de quem definido, as diferenas apresentam formas que no necessariamente representam o Ser nas formas autnticas daqueles que esto sendo definidos. Assim, vamos buscar definir o Outro(s) ouvinte(s) para o Outro(surdo). Percebese que o(s) ouvinte(s), muitas vezes, desconhece as representaes que o(s) surdo(s) tem do(s) prprio(s) ouvinte(s). A proposta caracteriza-se, portanto, no exerccio da inverso lgica identificando as nuances do Outro atravs dos discursos surdos. Para os surdos, este mundo se aventura entre o outro ouvinte, os outros surdos do colonialismo e o ser surdo no ps-colonialismo, momento em que se desenrola a causa sociocultural surda. prprio do ouvinte mover-se numa cultura que o limite oferea a condio de sua existncia individual.

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  • 1998 • Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
    Histrias de vida surda: Identidades em questo
    Resumo do Artigo Científico

    Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre  •  por Gladis Perlin
    Histrias de vida surda: Identidades em questo

    Desde que surgiram os estudos culturais, a identidade surda tem sido reespacializada e reinvestida em novas formas. No mais a viso do indivduo surdo sob o ponto de vista do corpo, da normalidade. o sujeito surdo do ponto de vista da identidade. A identidade no em uma viso que universaliza o sujeito. E trata o sujeito na alteridade e na diferena representvel dentro da histria e da poltica. Diante desta possibilidade, a pesquisa foi feita no sentido de se olhar as histrias de vida de surdos, question-las, perceber e refletir sobre suas resistncias e chegar poltica da identidade surda. Talvez eu no tenha conseguido perceber, neste trabalho, todas as nuanas que esto implicadas na temtica da identidade surda e comunidade, mas as identidades surdas representadas esto a para que questionem as pesquisas ainda pouco realizadas dentro da perspectiva dos estudos surdos.

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  • Como co-autor(a)

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