porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Carolina Hessel Silveira
Carolina Hessel Silveira
Professora
Estatsticas de Publicao do Autor
Carolina Hessel Silveira
Carolina Hessel Silveira
Professora
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Carolina Hessel Silveira

Como autor(a) principal

  • 2012 • Anais do 5 SLIJ Seminrio de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literrio e Diversidade, p.164-172
    A presena da msica e a cultura surda na literatura infantil
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do 5 SLIJ Seminrio de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literrio e Diversidade, p.164-172  •  por Carolina Hessel Silveira
    A presena da msica e a cultura surda na literatura infantil

    O que é a música para surdos? Qual sua representação e significado para os sujeitos e personagens surdos? Podemos ver que vários trabalhos têm sido feitos sobre representações de surdos em livros de literatura infantil, filmes, matérias de jornal etc. Esses artefatos trazem pedagogias culturais, pois eles ensinam sobre os surdos, sobre sua língua, sua cultura. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise de três livrosrecentes de literatura infantil que apresentam personagens surdos. Trata-se de O canto de Bento e de Família Sol, Lá, Si... ambos da autora Márcia Honora, editora Ciranda Cultural, ano 2008, eO Silêncio de Júlia, dos autores Pierre Coran e MélanieFlorian, editora FTD, ano 2011. Para isso, busca-se base teórica nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, especialmente nos conceitos de pedagogias culturais, cultura surda, língua de sinais, e nos inspiramos em análise de outros livros sobre surdos (SILVEIRA, 2004). Os livros da autora Márcia Honorautilizam personagens animais e outros autores, Pierre Coran e MélanieFlorian, apresentam personagens humanos. Neles podemos ver o enredo e a forma como os personagens surdos são representados. A análise mostra que, nas histórias trazidas com personagens surdos, existe ênfase na música, com fatos inverossímeis, e um deles mostra uma visão clínica da surdez. Questiona-se a relação entre a música e a cultura surda nesses livros. Conclui-se que há pouco reconhecimento da Cultura Surda nas histórias infantis e a presença de um ponto de vista dos ouvintes para criar histórias infantis com personagens surdos.

    ×
  • 2009 • Prxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n.2, p.177-184, jul.-dez.
    Filmes sobre Surdos: que representaes de surdos e de lngua de sinais eles trazem?
    Resumo do Artigo Científico

    Prxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n.2, p.177-184, jul.-dez.  •  por Carolina Hessel Silveira
    Filmes sobre Surdos: que representaes de surdos e de lngua de sinais eles trazem?

    Este artigo apresenta uma análise de dois filmes que tematizam a surdez e que não foram até o presente investigados no espaço acadêmico brasileiro. Trata-se de O Martírio do Silêncio (Mandy, 1952) e de Palavras do Silêncio (After The Silence, 1996). A análise fundamenta-se nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, especialmente nos conceitos de pedagogias culturais, cultura surda, identidades surdas, língua de sinais, bem como na análise de outros filmes sobre surdos, realizada por Thoma (2004). Ambos os filmes pertencem ao gênero drama e buscou-se analisar a forma como os personagens surdos são representados, destacando-se algumas cenas em que a problemática surdo x sociedade ouvinte é mostrada. No desfecho desses filmes, as personagens surdas conseguem oralizar. A partir disso, pode-se perguntar qual é o resultado pedagógico de tais filmes, ao mostrarem a oralização como uma conquista após o uso de Língua de Sinais. Assim, representações de surdos, educação de surdos e língua de sinais estão presentes em ambos os filmes, ainda que haja diferenças de abordagem entre eles.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2014 • Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edio Especial n. 2/2014, p.93-109
    Humor na literatura surda
    Resumo do Artigo Científico

    Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edio Especial n. 2/2014, p.93-109  •  por Carolina Hessel Silveira
    Humor na literatura surda

    O artigo situa-se no contexto das atuais investigações no campo da educação de surdos, que, a partir de mudanças da legislação e do reconhecimento político da diferença linguística e cultural das comunidades surdas, vêm focalizando o estudo de produções culturais desses grupos. Seu objetivo é apresentar um recorte introdutório de estudo do humor em língua de sinais brasileira (Libras), especificamente a partir da análise de piadas que circulam nas comunidades surdas. Considerando a literatura como objeto estético e como construção intertextual, propõe-se a análise de uma piada circulante em Libras, em cinco versões diferentes. Conclui-se que o humor privilegia temas socialmente controversos e as diferentes versões da piada Leão Surdo aborda a diferença linguística e cultural, a inversão de olhares, através de cenas que apresentam as vantagens de ser surdo, a comunicação com ouvintes, bem como a língua de sinais como conhecimento determinante para o final (in)feliz da história. O inesperado acontece: o violinista é devorado, pois a técnica – musical e auditiva – empregada para fazer leões adormecerem não funciona com o leão surdo. No entanto, em uma das versões dessa piada, quando o violinista usa a língua de sinais, o leão surdo adormece e a vida do violinista é preservada, graças ao conhecimento da língua de sinais.

    ×
  • Livros de Carolina Hessel Silveira

    Outros Especialistas
  • Patrícia Aparecida Moreira
    Patrcia Aparecida Moreira
    1 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Neiva de Aquino Albres
    Neiva de Aquino Albres
    27 artigos científicos
  • Angela Russo
    Angela Russo
    4 artigos científicos
  • Milena Maria Pinto
    Milena Maria Pinto
    1 artigos científicos
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    6 artigos científicos
  • Mônica Pereira dos Santos
    Mnica Pereira dos Santos
    6 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vincius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Marta Rejane Proença Filietaz
    Marta Rejane Proena Filietaz
    2 artigos científicos
  • Grauben José Alves de Assis
    Grauben Jos Alves de Assis
    1 artigos científicos
  •