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Ftima S Correia
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2 Artigos Cientficos publicados
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Artigos Científicos de Ftima S Correia

Como autor(a) principal

  • 2015 • Revista Reflexo e Ao, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 193-217
    Aprender/ensinar filosofia em Lngua Gestual Portuguesa
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Reflexo e Ao, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 193-217  •  por Ftima S Correia
    Aprender/ensinar filosofia em Lngua Gestual Portuguesa

    Admitindo que “la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle” (DERRIDA, 1988, p. 36) e defendendo uma visão linguístico-cultural da surdez, as aulas de Filosofia em contexto de surdez colocam problemas específicos. A tradução de conceitos filosóficos para língua gestual apresenta dificuldades particulares devido às caraterísticas das duas línguas (língua vocal e língua gestual/língua de sinais). Além disso, nem todos os conceitos filosóficos possuem gesto standard em língua gestual portuguesa. Dado o compromisso teórico e o imperativo legal (legislação portuguesa) de as aulas de Filosofia ocorrerem em língua gestual portuguesa, procurou-se perceber de que modo esta língua resolve o problema da ausência de gesto. Nesse sentido, solicitou-se a um grupo de docentes surdas/os de língua gestual portuguesa que explicassem textos filosóficos nos quais estão presentes alguns desses conceitos e analisaram-se essas produções gestuais com o intuito de extrair resultados elucidativos.

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  • 2014 • Revista ESC - Educao, Sociedade & Culturas, n 43, p. 103-119
    Revoluo de abril, educao de Surdos/as e ensino da Filosofia. Da deficincia Pertena Cultural
    Resumo do Artigo Científico

    Revista ESC - Educao, Sociedade & Culturas, n 43, p. 103-119  •  por Ftima S Correia
    Revoluo de abril, educao de Surdos/as e ensino da Filosofia. Da deficincia Pertena Cultural

    As transformações políticas geradas pela Revolução de Abril, no que à educação de surdos/as concerne, tiveram a sua primeira concretização na Lei Constitucional de 1997, que reconheceu a língua gestual portuguesa (LGP) como expressão cultural e instrumento de acesso à educação. A legislação atual que regula a educação de surdos em Portugal criou as Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, onde todas as aulas, até ao fim do ensino secundário, têm de ser ministradas em LGP. Ora, no caso da disciplina de Filosofia, a tradução levanta problemas específicos. Esta situação, no entanto, não constitui uma limitação, mas evidencia que aprender/ensinar filosofia em contexto de surdez é uma questão de interculturalidade e de equidade social, o que leva a uma nova perspetiva sobre a educação bilingue de alunos/as surdos/as: o uso da LGP é uma exigência cultural e não uma forma de superar uma deficiência.

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  • Como co-autor(a)

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