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Rita de Cássia Maestri
Rita de Cássia Maestri
Professora
Biografia do Autor
Rita de Cássia Maestri
Rita de Cássia Maestri
Professora

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR ( 2014). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984) e graduação em Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Trabalhou na Clínica de Psicologia e Consultoria LIBRAS.Atualmente trabalha na Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR como professora de Libras, desde 2014, atuando principalmente nas áreas: educação de surdos e pessoa com deficiência,Libras, cultura surda .

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Artigos Científicos de Rita de Cássia Maestri

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Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2019 • Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, e1910725, p. 1-14
    A importância do estudo da variação linguística dentro da disciplina da Libras no ensino superior
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, e1910725, p. 1-14  •  por Rita de Cássia Maestri
    A importância do estudo da variação linguística dentro da disciplina da Libras no ensino superior

    A disciplina da Libras no Ensino Superior passou a ser introduzida nas grades curriculares dos cursos de formação de professores e fonoaudiologia exclusivamente a partir da determinação do Decreto nº 5.626/2005. Vale ressaltar que o próprio reconhecimento oficial da Libras, como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, ocorreu somente com a promulgação da Lei nº 10.436/2002. Deste modo, vê-se que até mesmo na legislação brasileira o status linguístico desta como língua deu-se apenas a partir deste período, sendo que ainda permanecem inúmeros mitos em relação às Línguas de Sinais. Diante desse quadro, considera-se fundamental desconstruir os preconceitos linguísticos em relação às Línguas de Sinais, discutindo as concepções subjacentes a elas e aos sujeitos surdos. Nesta perspectiva, entende-se ser fulcral que a variação linguística seja contemplada no currículo da disciplina da Libras, a fim de promover a compreensão de que, tal qual as línguas orais, as sinalizadas também se constituem legitimamente como uma língua, incorrendo nos mesmos processos de variações linguísticas, na medida em que este é um fenômeno intrínseco a todas as línguas. Por isso, no presente artigo, além de problematizar, a partir de uma abordagem histórica, alguns preconceitos remanescentes em relação às Línguas de Sinais e aos seus usuários, exemplifica-se o fenômeno da variação linguística com diferentes sinais que apresentam esta característica, com vistas a ampliar.

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