porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Joana Conde e Sousa
Joana Conde e Sousa
Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
Estatísticas de Publicação do Autor
Joana Conde e Sousa
Joana Conde e Sousa
Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Joana Conde e Sousa

Como autor(a) principal

  • 2019 • Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 62-74
    Atrás do pano: o backstage de uma peça de teatro bilingue
    Resumo do Artigo Científico

    Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 62-74  •  por Joana Conde e Sousa
    Atrás do pano: o backstage de uma peça de teatro bilingue

    A interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) de peças de teatro cresce em Portugal. Paralelamente, têm vindo a nascer outros espaços de cultura teatral em torno do texto bilingue – Português e LGP - através de projetos que levam a palco atores surdos e ouvintes onde a plateia, quer seja surda ou ouvinte, tem acesso ao texto de forma direta via atores. Este é o caso da peça de teatro bilingue “3,50 x 2,70” desenvolvida pela CIM – Companhia de Dança. O trabalho de backstage que proponho abordar neste artigo dá conta da presença de um coordenador e consultor de LGP, papel inédito nesta área em Portugal.

    ×
  • 2012 • Exedra: Revista Científica, Número temático - Português: Investigação e Ensino, pags. 404-413
    Crescer bilingue: As crianças ouvintes filhas de pais surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Exedra: Revista Científica, Número temático - Português: Investigação e Ensino, pags. 404-413  •  por Joana Conde e Sousa
    Crescer bilingue: As crianças ouvintes filhas de pais surdos

    A investigação seguidamente apresentada retrata o percurso de vida de um grupo de filhos ouvintes de pais surdos – CODA – portugueses e catalães, abordando as suas vivências e experiências como membros ouvintes na comunidade Surda Portuguesa e Catalã. No enquadramento teórico deste trabalho, debruçamo-nos sobre as questões do bilinguismo e do biculturalismo, realidades próprias dos CODA. A autora propôs-se a estudar, qualitativamente, um grupo de cinco CODA portugueses e cinco CODA catalães. Os informantes forneceram dados acerca dos seus percursos de vida que, uma vez analisados, demonstraram que é uma mais-valia terem adquirido duas ou mais línguas durante a sua infância. Consideramos que é importante que possam abordar em separado as diferentes comunidades de CODA no mundo, incorrendo numa análise mais em profundidade ao invés de meramente comparativa. Esta linha de ação seria uma forma de eliminar a maior dificuldade do presente estudo: o multilinguismo e multiculturalismo, presentes no caminho de investigação que tomámos.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Joana Conde e Sousa

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Élida Rafisa
    Élida Rafisa
    6 artigos científicos
  • Carla Damasceno de Morais
    Carla Damasceno de Morais
    2 artigos científicos
  • Cláudio Mourão
    Cláudio Mourão
    5 artigos científicos
  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    1 artigos científicos
  • Karime Chaibue
    Karime Chaibue
    1 artigos científicos
  • Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    1 artigos científicos
  • Carolina Hessel Silveira
    Carolina Hessel Silveira
    3 artigos científicos
  • Sylvia Lia Grespan Neves
    Sylvia Lia Grespan Neves
    3 artigos científicos
  •