porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Juliana Guimarães Faria
Juliana Guimarães Faria
Professora/Investigadora
Biografia do Autor
Juliana Guimarães Faria
Juliana Guimarães Faria
Professora/Investigadora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialização em Informática em Educação (UFLA, 2003), Avaliação Institucional (UEG, 2005) e em Mídias Digitais (IPOG, 2014), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal de Goiás e estágios pós-doutoral em: (1) Educação, Linguagem e Tecnologias realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014), estudando a relação tecnologias, linguagem e educação de surdos; e (2) estágio pós-doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha (UAB, 2017) no Departament de Traducció i dInterpretació i dEstudis de lÀsia Oriental, estudando a formação de profissionais de tradução e interpretação de línguas orais e línguas de sinais. É professora (Adjunto 4) na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG) nos cursos de: a) Licenciatura em Letras: Libras; b) Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português; c) Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística; e d) curso de Especialização em Linguística das Línguas de Sinais. Atualmente é investigadora visitante na Universitat Autónoma de Barcelona desenvolvendo o projeto de pesquisa "Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa". Tem experiência na área de Educação Superior com ênfase em Políticas Educacionais e Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologia educacional, formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais, ensino de língua de sinais, educação de surdos e políticas linguísticas e tradutórias.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Juliana Guimarães Faria
Juliana Guimarães Faria
Professora/Investigadora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Juliana Guimarães Faria

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2020 • Revista The Especialist, v. 41, n. 1
    Educação bilíngue para surdos em Barcelona - Espanha
    Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Juliana Guimarães Faria
    Educação bilíngue para surdos em Barcelona - Espanha

    O objetivo é descrever a educação bilíngue de surdos, por meio da visão advinda da família e da educação. Possui abordagem qualitativa descritivo-analítica. Contou com 3 participantes: uma mãe de surdo, uma surda com formação em licenciatura e fonoaudiologia e uma professora ouvinte, pesquisadora na área de Língua de Sinais (LS). A análise dos dados indica três categorias: 1) Educação Bilíngue – empoderamento dos surdos; 2) Saúde – Reverberações da oralização no processo educativo; 3) Família – interface com a educação bilíngue. Percebe-se que a educação bilíngue de surdos em Barcelona vive um momento de ressignificação, de busca pela valorização da LS, no entanto, não descartam os benefícios do implante coclear, embora se tenha plena consciência que o “implante coclear não é um milagre”. Conclui-se que há o surgimento na educação bilíngue de um novo perfil sociocultural da pessoa surda: o surdo bilíngue implantado.

    ×
  • Livros de Juliana Guimarães Faria

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Carlos Afonso
    Carlos Afonso
    3 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Cláudio Mourão
    Cláudio Mourão
    7 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natália Almeida
    1 artigos científicos
  • Cristina Portugal
    Cristina Portugal
    5 artigos científicos
  • Severina Batista de Farias Klimsa
    Severina Batista de Farias Klimsa
    1 artigos científicos
  • Amílcar José Morais
    Amílcar José Morais
    4 artigos científicos
  • Ana Rodrigues
    Ana Rodrigues
    1 artigos científicos
  • Clélia Regina Ramos
    Clélia Regina Ramos
    10 artigos científicos
  • Liziany Muller Medeiros
    Liziany Muller Medeiros
    1 artigos científicos
  •