porsinal  
Estudos da Língua Brasileira de Sinais III
Publicado em 2014
Editora Insular
  Markus Johannes Weininger
Investigação Científico

Descrição

O volume 3 da Série Estudos de Línguas de Sinais reúne onze pesquisas recentes da área de Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais e um relato de experiência.

Os textos aqui reunidos mostram de forma clara os resultados de dois avanços na nossa área: primeiramente a migração da pesquisa em línguas de sinais da área de educação para a área de Estudos da Tradução e Interpretação. Neste novo contexto, libras é “apenas” mais uma língua estrangeira com o seu respectivo universo cultural. Porém, “apenas” não significa uma degradação, muito antes pelo contrário, é a emancipação acadêmica da língua de sinais e a libertação do estigma da deficiência.

Em segundo lugar, é resultado do investimento em pesquisas no nível de pós-graduação nos últimos anos. A nova geração de pesquisadores surdos e ouvintes usa metodologias sofisticadas com naturalidade e excelentes resultados. Certamente, uma maior compreensão de aspectos relevantes da nossa área será um dos frutos do seu esforço, ao mesmo tempo motivando e encorajando outras pesquisas relacionadas.

Da mesma categoria
  • Libras: Aspectos fundamentais
    Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Lara Ferreira dos Santos Vanessa Regina de Oliveira Martins
  • Dicionário da língua gestual de São Tomé e Príncipe
    Ana Mineiro Patrícia Carmo Ricardo Oliveira
  • Teorias de Aquisição da Linguagem
    Ingrid Finger Ronice Müller de Quadros
  • Libras em Estudo: Política Educacional
    Neiva de Aquino Albres Sylvia Lia Grespan Neves
  •