porsinal  
Estudos da Língua Brasileira de Sinais I
Publicado em 2013
Editora Insular
  Tarcísio de Arantes Leite
Investigação Científico

Descrição

A Série Estudos de Língua de Sinais compreende publicações de pesquisas em duas áreas de investigação, a Linguística e os Estudos da Tradução. Essa Série é um desdobramento das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Linguística e Estudos da Tradução, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

A proposta surge com o crescimento das pesquisas realizadas com a língua brasileira de sinais, tanto no escopo dos próprios programas, como em outros programas de pesquisa. A criação da linha de pesquisa em libras, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e da linha de pesquisa em interpretação, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, criou um espaço para produções de pesquisas atendendo as demandas já institucionalizadas.

A Série Estudos da Língua de Sinais traz capítulos relacionados aos estudos linguísticos e aos estudos da tradução. Dessa forma, as duas áreas abrangidas por nossos programas são contempladas.

Além do crescimento da produção de pesquisas no escopo dos programas da UFSC, temos produções espalhadas pelo país. Assim, a Série Estudos da Língua de Sinais abre espaço para que essas produções sejam compartilhadas com a comunidade científica e demais profissionais interessados nas pesquisas com essa língua.

A Lei de Libras 10.436/2002 reconhece a língua brasileira de sinais como língua nacional usadas pelas comunidades surdas do Brasil. A legitimação dessa língua é, também, consolidada por meio das pesquisas desse bem imaterial, uma língua de sinais nacional. Dessa forma, trazemos ao público esta Série Estudos da Língua de Sinais.

Da mesma categoria
  • Um copo vazio está cheio de ar. Assim é a surdez
    Orquídea Coelho Fátima Sá Correia Regina Silva
  • Libras em Estudo: Ensino-Aprendizagem
    Neiva de Aquino Albres
  • Dicionário da língua gestual de São Tomé e Príncipe
    Ana Mineiro Patrícia Carmo Ricardo Oliveira
  • Inclusão, diferença e políticas públicas
    Adriana da Silva Thoma Betina Hillesheim Carolina de Freitas Corrêa Siqueira
  •