porsinal  
Estudos da Língua Brasileira de Sinais
Publicado em 2011
UPF Editora
  Andréia Mendiola Marcon
  Ângela Mara Berlando Soares
  Cristine Fátima Pereira Luna
  Monique Giusti Reveilleau
  Tatiane de Souza da Anhaia
Investigação

Descrição

A obra "estudos da língua brasileira de sinais" é resultado de uma trajetória de pesquisas realizadas pelo grupo de profissionais da Universidade de Passo Fundo, constituído por surdos e ouvintes, professoras usuárias da língua brasileira de sinais e tradutoras/intérpretes de libras e ouvintes. A partir dos estudos, os autores compreenderam a importância de sistematizar o conhecimento acerca da língua de sinais no âmbito da universidade, enquanto disciplina e conteúdo curricular, tendo como princípio o caminha percorrido pela comunidade surda de Passo Fundo.

O carácter didático-pedagógico da obra se evidencia pelas respostas às indagações comuns sobre a temática, visto que os textos informativos, as sugestões e propostas metodológicas sobre a aquisição da língua e o trabalho do tradutor/intérprete no contexto educacional suscitam a reflexão, facilitando a aplicabilidade desse conhecimento.

Abrilhantam ainda a obra os expressivos desenhos produzidos pelo jovem surdo Mario Giovane, representando os sinais básicos da língua. A intenção das autoras com esta obra é disponibilizar informações que gerem conhecimento sobre a língua de sinais, tanto a professores e estudantes do segmento quanto a comunidade em geral. Buscam sobretudo, incentivar o conhecimento e o reconhecimento da surdez enquanto diferença linguística.

Da mesma categoria
  • Cultura Surda na Contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações
    Lodenir Becker Karnopp Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Madalena Klein
  • Libras em Estudo: Formação de Profissionais
    Neiva de Aquino Albres Sylvia Lia Grespan Neves
  • Cochlear Implants
    Noel L. Cohen Susan B. Waltzman
  •