porsinal  
Ensino de Libras: Aspectos Históricos e Sociais para a Formação Didática de Professores
Publicado em 2016
Editora Appris
Educação Pedagogia

Descrição

Neiva Albres combina, nesta obra, suas experiências pessoais com os diálogos entre surdos adultos que se formaram professores de Libras. Parte da concepção de que nos constituímos a partir dos outros e que em nós ecoam diferentes vozes. A autora tece uma rede com as memórias recolhidas desses professores surdos adicionadas a um peso emocional com a convicção de que o ensino da Libras requer mais que ensino de sinais, ficando evidente que os discursos são emaranhados de fios ideológicos e subjetivos.

Com certeza, este livro levará os leitores a uma reflexão e reorganização sobre a construção da prática pedagógica para o ensino de Libras e para o redimensionamento qualitativo entre teoria e prática na formação de professores. As sugestões aqui apresentadas possibilitam repensar o currículo e a prática de formação de professores para o ensino de línguas de sinais, de modo a compreender a dialética entre sentidos e significados do ato educativo.

Compreendê-lo, nessa perspectiva, é refletir sobre uma rede complexa de ações e intervenções nos cursos de graduação em Letras Libras e seus desdobramentos na prática pedagógica em cursos/disciplinas de Libras.

Da mesma categoria
  • Formação de Surdos: Ao Encontro da Legitimidade Perdida
    Orquídea Coelho Maria do Céu Gomes Eduardo Cabral
  • Pesquisa em Educação Especial: Referências, Percursos e Abordagens
    Fabiane Adela Tonetto Costas Sílvia Maria de Oliveira Pavão
  • Descobrindo a Surdocegueira: Educação e Comunicação
    Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento Maria da Piedade Resende da Costa
  • Fonoaudiologia e Educação
    Ana Paula Berberian Vieira da Silva
  •