Cristina Gil é Mestre em Comunidade Surda, Educação e Línguas Gestuais (2010) pela Universidade de Barcelona e Licenciada em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (2007) pela Escola Superior de Educação de Setúbal. A sua dissertação é intitulada: A Liderança na Comunidade Surda Portuguesa: Estudo qualitativo de quatro líderes surdos.
Actualmente é doutoranda em Línguas Literaturas e Culturas, e encontra-se a realizar investigação na área da Cultura Surda.
Trabalha como intérprete/tradutora de LGP desde 2005, tendo obtido experiência ao longo dos anos nos mais variados contextos (nacionais e internacionais), em especial na área da Educação (do Ensino Básico ao Ensino Superior). Colaborou também como docente assistente na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Os seus interesses são: Deaf Studies (Estudos Surdos), Interpretação, Surdocegueira e Línguas Gestuais.
Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 4-17 • por Cristina Gil Deaf Way nos Estudos Culturais: a bandeira Surda da diversidade
Este artigo aborda conceitos essenciais em Estudos Surdos ainda pouco disseminados em Portugal. Descreve o discurso dos membros das Comunidades Surdas ocidentais enquanto minorias linguísticas culturais e explicita os conteúdos dessa concepção 1 sobre o indivíduo Surdo. Referimos ainda a questão da Identidade Surda, tais como categorizações e processos apresentados na literatura especializada. Concluímos frisando a importância de se dar atenção aos discursos internos das Comunidades Surdas, e debatendo a perspectivação do traço ser Surdo como uma realidade médica ou étnica.
Cadernos de Saúde, Vol. 4, N.º 1, pp. 43-52 • por Cristina Gil A liderança na Comunidade Surda Portuguesa: Estudo qualitativo sobre quatro líderes Surdos
Apresentamos um estudo qualitativo antropológico da comunidade Surda 1 portuguesa. O tema incide sobre a liderança Surda. Apuraram-se quatro líderes Surdos e de acordo com uma metodologia etnobiográfica, cruzámos as suas quatro histórias de vida. O objectivo foi obter as características da liderança Surda e delinear o perfil destes quatro líderes. Contrastando as afirmações de outros investigadores com os nossos dados, conseguimos comprovar algumas variantes como a presença dinâmica entre o mundo ouvinte e o mundo Surdo que o líder Surdo deve alcançar e manter. São exemplos disso a constante desmistificação de preconceitos na esfera social em relação à pessoa Surda, tal como as acções de contínua sensibilização no mundo ouvinte. A militância pelos direitos de cidadania plena é o que torna estes homens em líderes.