porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2006 • ETD. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.7, n.2, p.218-228
    Leitura de estudantes surdos: Desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    ETD. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.7, n.2, p.218-228  •  por Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
    Leitura de estudantes surdos: Desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes

    O Teste de Competência de Leitura de Palavras foi aplicado a 805 estudantes surdos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio. Resultados mostraram crescimento significativo da competência de leitura ao longo das séries escolares. O estudo demonstrou que: 1) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela semelhança fonológica, ao passo que leitores surdos deixam-se enganar mais pela semelhança visual; 2) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela homofonia que pela semi-homofonia , ao passo que leitores surdos não; 3) leitores ouvintes deixam-se enganar mais por palavras ortográfica e fonologicamente familiares, ainda que semanticamente inadequadas às figuras, do que por pseudopalavras ortográfica e fonologicamente estranhas, ao passo que leitores surdos privilegiam o processamento semântico-ortográfico do que o ortográfico-fonológico, com melhor detecção de inadequação semântica de palavras conhecidas do que de pseudopalavras.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.8, n.2, p.127-156  •  por Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
    Educação da criança surda: O bilinguismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética

    O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Revê fatores psicossociais e concepções históricas que elucidam atitudes quanto ao surdo desde a antiguidade, e examina razões das mudanças da abordagem educacional, do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Ressalta que as três abordagens educacionais objetivam integrar a criança surda pela leitura e escrita alfabéticas, e que diferem principalmente na estratégia para alfabetização e escolarização plenas. Reconhece tanto a primazia da educação bilingue da criança surda quanto os benefícios do implante coclear multicanal que tira vantagem da continuidade entre língua falada e escrita alfabética. Ressalta que o bilinguismo deve reconhecer a descontinuidade entre língua de sinais e escrita alfabética que prejudica a alfabetização da criança surda, e buscar soluções para restabelecer a descontinuidade, como o teste experimental da escrita visual direta de sinais para aumentar a consciência metalinguística em sinais e auxiliar a aquisição de leitura e escrita alfabéticas.

    ×
  • Livros de Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla

    Outros Especialistas
  • Karime Chaibue
    Karime Chaibue
    1 artigos científicos
  • Cíntia Moralles Camillo
    Cíntia Moralles Camillo
    1 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    21 artigos científicos
  • Vânia de Aquino Albres Santiago
    Vânia de Aquino Albres Santiago
    6 artigos científicos
  • Silvana Aguiar dos Santos
    Silvana Aguiar dos Santos
    5 artigos científicos
  • Claudete Cameschi de Souza
    Claudete Cameschi de Souza
    1 artigos científicos
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  • Shirlane Maria Batista da Silva Miranda
  •