porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Professora
Biografia do Autor
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Professora

Licenciada em Letras-Alemão e bacharela em Letras-Libras, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestra e doutora em Linguística pela mesma universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Sentencial e ensino de língua materna, bem como na área de tradução e interpretação de LIBRAS. Trabalha com ensino a distância desde 2007, e já atuou como conteudista, professora e designer instrucional. Exerceu a função de Diretora de Ensino de Graduação de 2012 a 2014 no Centro de Educação a Distância.É professora efetiva de Libras e Língua portuguesa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Tecnológicas. Atuou como coordenadora de área do subprojeto PIBID - Pedagogia Ead (2011 a 2015) e como Coordenadora Institucional do PIBID na UDESC de 2016 a 2020. É professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias na linha Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação de profissionais para a educação de surdos, para a tradução e interpretação de Libras e na área de Português como segunda língua para surdos e escrita de sinais - Signwriting.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    A disciplina de Libras no Ensino superior e seus impactos na visão dos licenciandos em relação à surdez e à Libras

    Os resultados de pesquisa apresentados neste artigo estão vinculados ao projeto de pesquisa Libras e Ensino, que tem por finalidade comparar a oferta da disciplina de Libras em licenciaturas de duas instituições públicas. A etapa que aqui se apresenta tem por objetivo discutir o impacto da disciplina de Libras nas crenças iniciais dos licenciandos no que diz respeito aos conceitos de Surdez e da Língua de Sinais, a partir de questionários aplicados ao final da disciplina, no ano de 2016, nas duas instituições. A partir da análise das respostas coletadas, foi possível perceber mudanças na percepção dos licenciandos tanto em relação a características estereotipadas e depreciativas em relação à surdez como no que concerne ao estatuto das línguas de sinais como línguas naturais.

    ×
  • 2016 • Interletras (Dourados), v. 6, p. 1-14
    Libras na formação docente. O que pensam os alunos.
    Resumo do Artigo Científico

    Interletras (Dourados), v. 6, p. 1-14  •  por Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Libras na formação docente. O que pensam os alunos.

    Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa Libras e Ensino o qual tem por objetivo principal comparar a oferta da disciplina de Libras em duas universidades públicas estaduais, oriundas dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Foca nas respostas dos licenciandos do curso de Matemática a questionário aplicado no início da disciplina. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se a Análise Textual Discursiva, em uma abordagem quali- quantitativa que visa problematizar as expectativas prévias dos licenciandos em relação à oferta da disciplina de Libras. Como resultados parciais, observa-se pouco contato anterior desses alunos com a Libras e a Surdez. Esse fato aponta para a importância da disciplina na formação dos futuros professores, os quais poderiam chegar às escolas totalmente despreparados para atuar no contexto da inclusão de alunos surdos. Além disso, há por parte dos alunos a expectativa de conseguir, com a disciplina, interagir e se comunicar com indivíduos surdos, demonstrando uma boa aceitação da inserção da disciplina no currículo do curso, obrigatória após a aprovação do Decreto Federal nº5626/05. Tais resultados, ainda que preliminares, têm corroborado pesquisas atuais no que diz respeito ao ensino de Libras nas licenciaturas.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Fabíola Sucupira Ferreira Sell

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Teófilo Galvão Filho
    Teófilo Galvão Filho
    3 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vinícius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvão Bueno
    1 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Marcos Roberto dos Santos
    Marcos Roberto dos Santos
    1 artigos científicos
  • Claudete Cameschi de Souza
    Claudete Cameschi de Souza
    1 artigos científicos
  • Ana Claudia Balieiro Lodi
    Ana Claudia Balieiro Lodi
    10 artigos científicos
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    1 artigos científicos
  • Ana Isabel Pinheiro Silva
    Ana Isabel Pinheiro Silva
    3 artigos científicos
  •