porsinal  
DestaquesListagemEntrevistas
O que faz um professor de Língua Gestual portuguesa?
por porsinal     
0 comentário(s)
Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 às 15:49:27
Tal como as crianças que ouvem começam por aprender a língua que se fala no seu país antes de aprenderem qualquer outra, um menino surdo deve começar por aprender Língua Gestual.

Bruna Rodrigues, 28 anos, e Sandra Loureiro, 35 anos, são professoras na Escola Básica de Santiago Maior, em Beja. Sandra é surda desde nascença; Bruna fascinou-se por esta forma de comunicação.

O que é a Língua Gestual Portuguesa?
Sandra: É a língua através da qual os surdos comunicam em Portugal. Tem palavras, letras, uma gramática, e usa também a expressão facial e o movimento do corpo. Toda a informação é recebida através da visão. Aprender esta língua é muito importante para uma criança surdacriar a sua identidade.

O que faz uma professora de Língua Gestual Portuguesa?
Bruna: Ensina a Língua Gestual aos alunos surdos, tal como os professores ensinam Português aos que ouvem. A Língua Gestual é a primeira língua que os surdos aprendem. Como se ensina? Por exemplo, mostramos um lápis e ensinamos como se diz a palavra em Língua Gestual, através de gestos. Além disso, também ensinamos a Língua Gestual aos alunos ouvintes que querem aprender.

Sandra: Tudo o que se diz em Português, a falar, é possível dizer em Língua Gestual. Todas as palavras têm um gesto próprio. Quando não há, soletramos com o alfabeto próprio da Língua Gestual (chamado datilologia). Quando surge uma palavra nova, cria-se um gesto para aquela palavra.

Porque decidiram ser professoras de Língua Gestual?
Bruna: Antes de começar a estudar, não conhecia nenhum surdo, lembro-me de que, quando era pequenina, ficava fascinada ao ver um surdo na rua a falar com alguém. Tive imensa sorte, porque, até eu entrar para a faculdade, a licenciatura em Língua Gestual Portuguesa era apenas aberta a surdos.

Sandra: O meu caso é diferente, porque eu nasci surda. E quis ser professora para ser um exemplo para todas as crianças surdas.

O que tem de se estudar?
Sandra: É preciso fazer a licenciatura em Língua Gestual Portuguesa. E também implica um estudo contínuo, porque estão sempre a aparecer palavras novas. Estamos sempre a aprender e a criar gestos novos. Além disso, é preciso gostar muito daquilo que se faz!

Como é o vosso dia a dia?
Bruna: Igual ao de qualquer professor. Temos de ensinar o que está no programa curricular, tal como acontece com outra disciplina qualquer. A única diferença é que os testes dos alunos surdos são filmados.

Fonte: Visão

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta entrevista tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Entrevistas
  • 2018-10-02 01:33:13
    Amílcar José Morais
  • 2018-07-03 01:57:13
    MusicSign dá volume à música para surdos
  • 2017-11-26 18:27:49
    Maria José Freire
  • 2017-06-07 02:54:08
    Um deputado diferente em Valongo
  • 2017-03-09 18:00:45
    Viva a família surda!
  •  

    × Outras Entrevistas

    Terça-feira, 02 de Outubro de 2018 às 01:33:13
    Amílcar José Morais