Evelyn Glennie perdeu quase toda a sua audição aos 12 anos. Ao invés de a isolar, isso deu-lhe uma ligação exclusiva com sua música. Nesta demonstração inspiradora, a percussionista e compositora escocesa Evelyn Glennie, surda, ilustra como o ato de ouvir música envolve muito mais do que simplesmente permitir que as ondas sonoras atinjam os seus tímpanos.
A música de Evelyn Glennie desafia o ouvinte a perguntar-se de onde vem a música. É mais do que simplesmente uma tradução da notação para o instrumento para o público ? Como pode um músico que não tem quase nunhuma capacidade de audição tocar com tanta sensibilidade e paixão ?
A percussionista e compositora, vencedora de dois Grammys, ficou quase completamente surda aos 12 anos, mas a sua perda auditiva trouxe-lhe uma compreensão mais profunda e uma maior ligação à música que ama.
Evelyn Glennie é o tema do documentário Touch the Sound, que explora essa abordagem intrigante e não convencional da percussão.
Juntamente com a sua brilhante carreira a solo, Evelyn Glennie tem colaborado com músicos que vão desde orquestras clássicas a Björk. A sua carreira levou-a a centenas de palcos de todo o mundo e a gravar um dúzia de albúns, ganhando dois Grammys, um pela sua gravação da Sonata de Bartók para dois pianos e percussão (Bartók's Sonata for Two Pianos and Percussion) e outro pela sua colaboração com Bela Fleck em 2002.
A sua paixão pela música e alfabetização musical levou-a a estabelecer, em colaboração com os seus colegas músicos, Julian Lloyd Weber e Sir James Galway, o Consórcio de Educação Musical (Music Education Consortium), para o qual obteve um investimento de 332 milhões de Libras em educação musical e recursos musicais na Grã-Bretanha.
Segundo o New York Times "Evelyn Glennie é um fenómeno".
Fonte: TED - Ideas Worth Spreading
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