porsinal  
Categoria actual: Investigao
Alterar Categoria
Bullying e surdez no contexto escolar
Publicado em 2018
Editora Appris
  Bruno Pierin Ernsen
Investigao

Descrição

Bullying e surdez no contexto escolar traz uma comparação entre o bullying envolvendo surdos e aquele que envolve apenas ouvintes e descreve a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os dados utilizados foram levantados por meio do autorrelato dos alunos surdos e ouvintes obtidos a partir da percepção que os alunos têm da escola e de si mesmos – o que pode em certa medida destoar da realidade.

Os estudos surdos, em especial na educação de surdos – oralismo, comunicação total, bilinguismo –, contribuíram epistemologicamente para a fundamentação desta obra, que também se propõe a compartilhar um estudo descritivo acerca da percepção do surdo sobre o ambiente escolar e sua relação com o bullying.

O livro destaca a questão da identidade do pesquisador como sujeito surdo. Além disso, discute temas como o conceito da vitimização entre pares, a partir da teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (2011); o bullying, sua caracterização, classificação e suas consequências; os sinais referentes à temática em Língua Brasileira de Sinais (Libras); e o bullying entre surdo-surdo, surdo-ouvinte e surdos, no contexto escolar.

Da mesma categoria
  • Deaf Gain: Raising the Stakes for Human Diversity
    H-Dirksen L. Bauman Joseph J. Murray
  • Bilingual Deaf and Hearing Families: Narrative Interviews
    Barbara Bodner-Johnson Beth Sonnenstrahl Benedict
  • Estudos Surdos IV
    Ronice Mller de Quadros Marianne Rossi Stumpf
  • Estudos Surdos I
    Ronice Mller de Quadros
  •