porsinal  
Surda mulher ser eu. A construção das identidades do sujeito surdo feminino
Publicado em 2015
Novas Edições Acadêmicas
  Peterson da Rosa Costa
Investigação Ciências Sociais

Descrição

A presente pesquisa consiste em um estudo acerca das identidades feminina surda, realizada a partir da análise de depoimentos de mulheres surdas em diferentes contextos sociais. Faz uso dos Estudos Culturais e Estudos Surdos para discutir a constituição do sujeito surdo ao longo da história e a luta pelo reconhecimento de sua cultura.

Com o auxílio dos Estudos em Gênero percorre as relações de poder nos processos de subjetivação e determinação não apenas do sexo biológico (masculino e feminino) como também de surdos e ouvintes. Metodologicamente faz uma revisão da bibliografia existente sobre o tema. Utiliza a história oral como possibilidade de resgatar as experiências e memórias de sujeitos que a História não menciona em seus registros.

A coleta dos dados realizada em Língua Brasileira de Sinais possibilita captar não apenas o relato em si, mas também aspectos culturais presente na língua da comunidade surda entendida como um artefato cultural significante para esta comunidade. Através da análise dos depoimentos é possível constatar a importância do papel da mulher na comunidade surda, na luta pelo reconhecimento e defesa da cultura surda.

Da mesma categoria
  • Estudos da Língua Brasileira de Sinais III
    Ronice Müller de Quadros Markus Johannes Weininger
  • Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos
    Ronice Müller de Quadros Lodenir Becker Karnopp
  • Bilingual Deaf and Hearing Families: Narrative Interviews
    Barbara Bodner-Johnson Beth Sonnenstrahl Benedict
  •