porsinal  
Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita
Publicado em 2015
Editora Prismas
  Maria do Carmo Ribeiro
Educação

Descrição

Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita buscou analisar o conhecimento adquirido pelos alunos surdos, do 3° ano do ensino médio, na modalidade escrita da Língua Portuguesa, pela importância dessa na inclusão social dos surdos. Para esse fim, foi analisada a habilidade escrita dos alunos surdos, culminando com a elaboração de um texto.

Participaram da pesquisa duas escolas do ensino médio, da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atendem alunos surdos. Na correção das redações dos alunos surdos foi utilizada, como parâmetro, a escala desenvolvida por Hoffman (2002) e adaptada para a escrita textual dos alunos surdos.

O intuito da adaptação da escala é criar e propor parâmetros aos professores que atuam com a disciplina de Língua Portuguesa. Com relação às redações, conclui-se: os alunos escrevem com desenvoltura, conseguindo desenvolver um raciocínio sequencial.

Entretanto, não está acessível a eles empregar corretamente as regras gramaticais, em razão de não terem um input auditivo. Dessa forma, é preciso oferecer um input visual aos alunos. Com a pesquisa, comprovou-se: é necessário a utilização da Libras como língua de instrução e a utilização de recursos visuais, visto que quando a professora utiliza recursos visuais o desempenho dos alunos surdos é superior.

Da mesma categoria
  • Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
    Márcia Honora Mary Lopes Esteves Frizanco
  • Idéias para ensinar português para alunos surdos
    Ronice Müller de Quadros Magali L. P. Schmiedt
  • Letramento e minorias
    Ana Claudia Balieiro Lodi Kathryn Marie Pacheco Harrison Sandra Regina Leite de Campos Ottmar Teske
  • Dicionário Escolar de Língua Gestual Guineense
    Marta Morgado Mariana Martini
  •