Criada em 1951 por Américo Sousa Areal, e integrada desde 2007 no grupo LeYa – um dos maiores grupos editoriais de língua portuguesa do mundo, com presença em Angola, Moçambique e Brasil –, a ASA assenta a sua atividade em três pilares Inovação, Rigor e Exigência, Proximidade e Acompanhamento.
Para além do lugar de destaque como editora na área escolar, a ASA passa a ocupar também lugar de referência na publicação do livro infanto-juvenil, da literatura, do livro prático ou mesmo da banda desenhada.
Hoje é uma referência na publicação de literatura portuguesa e estrangeira. A ASA apresenta um dos melhores catálogos de BD da Europa e é líder incontestada no mercado português. Neste segmento, destaca-se pela publicação de obras de origem franco-belga, sendo também uma das mais relevantes editoras de autores portugueses. Ciente de que é na infância e na adolescência que há que enraizar os bons hábitos de leitura, a ASA tem, igualmente, uma vasta atividade na publicação de obras lúdico-didáticas para os mais novos e de ficção juvenil para os jovens adultos. A aposta clara na qualidade e diversidade tornou a ASA uma das editoras de primeiro plano na literatura infantil e juvenil.