A proximidade do meio universitário e a carência de edição de manuais universitários cedo colocaram a Almedina no negócio editorial. A Edições Almedina é, actualmente, a mais importante editora portuguesa na área do Direito.
Esta afirmação, traduzida num forte reconhecimento por parte dos clientes, é comprovada pela liderança da Editora e das Livrarias Almedina no mercado jurídico.
A edição de Teses de Mestrado e Doutoramento tem contribuído decisivamente para a difusão de novos autores e correntes de opinião e investigação, e representa um dos pilares da política editorial da Livraria Almedina. Ao alicerçar as suas edições nos autores, a Almedina colabora com as maiores individualidades do mundo jurídico, quer no plano profissional quer académico, o que representa uma das suas maiores forças. Ainda nas edições jurídicas, a Almedina destaca-se pela organização dos mais reconhecidos e fiáveis códigos do mercado, sendo a sua colecção de textos da lei um dos expoentes máximos da sua actividade editorial.
No entanto, a actividade editorial da Edições Almedina não se confina à área do Direito. A Almedina tem editado em quase todas as áreas do saber destacando-se, no entanto, as obras sobre Estudos Literários e Linguística, e, mais recentemente, edições na área da contabilidade, finanças e economia, sem esquecer uma forte aposta nas ciências sociais e humanas.
Sem se desfocar do direito, a Almedina pretende posicionar-se com cada vez mais força nos mercados profissional e cultural. Daqui deriva o nosso mote: “De especialistas para especialistas”. Somos especialistas no cariz das nossas edições, “formamos” especialistas e damos continuidade à especialização dos nosso autores e público. A aposta na qualidade editorial e a selecção cuidada de títulos são os alicerces escolhidos pela Almedina para alcançar a desejada aceitação e reconhecimento dos nossos clientes.