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FCH lança Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa em parceria com ICS/UCP e P.Porto
por porsinal     
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Quarta-feira, 26 de Maio de 2021 às 01:40:22
O Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa confere o grau de mestre e profissionaliza para o ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Este curso é o único em Portugal a realizar-se em regime b-learning.

Este ciclo de estudos resulta de uma elaboração conjunta, no âmbito de uma parceria e tendo por base um Acordo de Cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Ciências Humanas (FCH-Católica) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UCP), e o Instituto Politécnico do Porto, através da sua Escola Superior de Educação (ESE-IPP).

Após aprovação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), terá a sua primeira edição já no ano letivo 2021/ 2022.

Este mestrado qualifica e certifica profissionalmente professores de LGP para o grupo de recrutamento 360 (Decreto-Lei n.º 16/2018), isto é, para o ensino de LGP em contexto de Educação de Infância, nos ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e Secundário.

As funções inerentes a esta habilitação permitem exercer a profissão em instituições públicas e privadas de ensino.

Este curso confere, ainda, competências e saberes técnico-científicos exigidos para acesso a cursos de terceiro ciclo de estudos, ou seja, Doutoramento.

São objetivos gerais deste ciclo de estudos:

  • qualificar para a docência no domínio da LGP (cf. Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio; Decreto-Lei n.º 16/2018 de 7 de março);
  • fomentar o desenvolvimento de competências heurísticas, necessárias à concretização da ação educativa, enquanto potenciadoras da construção do saber, saber-fazer, saber-ser, saber-transformar e saber envolver-se no quadro do ensino da LGP;
  • proporcionar o aprofundamento e a mobilização de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógico-didáticos numa perspetiva de desenvolvimento articulado da profissionalidade e da pessoalidade, enquanto futuro docente de LGP, valorizando a experiência pessoal, as convicções, os valores e os saberes;
  • potenciar o desenvolvimento de capacidades investigativas sobre a prática educativa pelo exercício da reflexão sobre, para e na prática da docência da LGP;
  • promover a construção de saberes profissionais adstritos à docência da LGP através de projetos de investigação sobre as práticas e de projetos de intervenção, disseminando os seus impactos na comunidade em geral e na comunidade surda em particular;
  • promover a inclusão de docentes surdos e ouvintes na comunidade surda, fomentando a realização de atividades nas associações de surdos e noutros fóruns ligados à LGP.

Saiba toda a informação aqui. Candidaturas em breve.

Fonte: Universidade Católica

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