porsinal  
Pintura do abecedário de Libras em muros das escolas municipais pode tornar-se obrigatório em Castilho
por porsinal     
0 comentário(s)
Sexta-feira, 26 de Junho de 2020 às 16:34:05
A proposta foi enviada à Prefeitura na semana passada pelo Presidente Tião Japonês. Se aprovada, a pintura deve ser realizada até o início do próximo ano.

Apesar da quantidade razoável de crianças com algum grau de deficiência auditiva matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino, muitos professores, funcionários das escolas e coleguinhas não sabem comunicar com eles por não conhecerem nada sobre Libras.

Para tentar resolver pelo menos uma parte desse problema, o presidente da Câmara Municipal de Castilho, vereador “Tião Japonês” enviou para a prefeita Fátima Nascimento um anteprojeto de Lei que torna a pintura do alfabeto da Língua de Sinais obrigatória em todos os muros das escolas municipais.

De acordo com Tião, a proposta foi sugerida a ele tanto por professores quanto por pais de alguns destes alunos surdos. A expectativa é que a pintura facilite o convívio das demais crianças, aumentando significativamente a comunicação delas com as crianças surdas.

Ao defender a proposta, o presidente lembrou que a língua de sinais tem sido cada vez mais utilizada principalmente em programas públicos, o que desperta a curiosidade tanto das crianças quanto dos adultos que desconhecem esta língua e já tiveram alguma dificuldade para comunicar com pessoas surdas.

O pedido de Tião já se encontra nas mãos da prefeita Fátima, que deve encaminhá-lo para avaliação por parte da Secretaria Municipal de Educação. Se a proposta for aprovada e a Lei sugerida por Tião for enviada à Câmara, a Prefeitura terá 180 dias após a aprovação da nova Lei para realizar a pintura em todas as escolas municipais.

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

× Outras Notícias

Terça-feira, 21 de Julho de 2020 às 16:43:16
Inédito no Brasil - Bíblia em Libras traduzida por surdos