O projeto conta com algumas escolas de referência no ensino do surdo que, como sabido, entraram em confinamento devido ao COVID-19.
Esta contingência leva a dirigirmo-nos a encarregados de educação de jovens que frequentem os anos de escolaridade referidos, de forma a encontrar voluntários disponíveis para jogarem o videojogo e nos ajudarem com a sua opinião.
A participação é voluntária e assegura os princípios de anonimato e confidencialidade dos dados, que serão recolhidos exclusivamente para fins académicos. As sessões de jogo serão, à partida, em modo de videoconferência e nos horários que forem convenientes aos participantes.
O projeto de investigação GBL4deaf — Aprendizagem baseada em jogos para estudantes surdos — tem como objetivo explorar o impacto de um videojogo, na aprendizagem da matemática de alunos surdos e com perda auditiva (DHH) do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.
O projeto inclui o desenvolvimento de um videojogo cujo conteúdo de matemática está intrinsecamente integrado com a jogabilidade.
Os objetivos específicos do GBL4deaf são os seguintes:
- Recolher dados das comunidades escolares e historial dos participantes
- Avaliar a experiência dos estudantes (UX) no videojogo, desde a sua concepção ao lançamento
- Analisar o processo de aprendizagem da matemática em estudantes DHH
- Divulgar os resultados a todas as partes interessadas na educação de alunos DHH: decisores políticos, educadores, famílias, associações, media e público em geral.
Para agendamento e mais informação deverá contactar a investigadora Lília Marcelino através do email lilia.marcelino@ulusofona.pt.