Biografia
Descrição
Evie Mahoney é CODA, filha de adultos surdos, criada em Auckland, Nova Zelândia. Ela é a mais velha de seis crianças ouvintes. Por ser a primeira filha, a sua vida era vivida principalmente num ambiente surdo e ela era sensível a como pessoas ouvintes afastadas do seu ambiente reagissem à sua família.
Ela morava no limiar das duas culturas e naturalmente tornou-se intérprete desde tenra idade, garantindo que o Surdo e o Ouvinte se entendiam quando se comunicavam. Enquanto ela aprendia os valores dos seus pais surdos com sua percepção do mundo mainstream, ela também aprendeu os diferentes valores do mundo ouvinte a que pertencia.
Seis décadas depois, Evie está contente por ter sido criad num ambiente inspirador dos seus pais e aprecia a dimensão especial que a cultura surda lhe deu.
Ela viu a comunicação tornar-se mais facilitada para os Surdos com a Língua Gestual da Nova Zelândia ser reconhecida como língua oficial e tornar-se uma forma de comunicação cada vez mais aceite por todos.
A tecnologia moderna também está a fornecer opções de comunicação visual para os surdos. No entanto, Evie acredita que as atitudes dos ouvintes relativamente aos aos surdos ainda têm um longo caminho a percorrer.