porsinal  
Categoria actual: Educao
Alterar Categoria
Introduo s Cincias da Educao
Publicado em 2011
Universidade Catlica Editora
Educao Lngua Gestual

Descrição

Esta Introdução às Ciências da Educação está particularmente focalizada nos Temas e Problemas da Educação Inclusiva. Dois princípios definem o paradigma educacional a partir da segunda metade do século XX – Universalidade e Inclusão – e estão na origem de uma mudança profunda das finalidades da Educação. O reconhecimento do direito à educação de todos os cidadãos inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) marca o início de sucessivas vagas ou movimentos que conduzem a um novo modelo de escola, a escola inclusiva, proclamada pela comunidade das nações e organizações internacionais na Conferência de Salamanca em 1994.

O que se pretende nesta obra é mostrar a inevitabilidade da evolução do paradigma da exclusão para o paradigma da inclusão e compreender as motivações políticas, sociais e económicas que impulsionam esta viragem. Ao contrário do que acontecia nas sociedades rurais e pré-industriais, na actual sociedade da informação e do conhecimento não existe espaço para os iletrados ou analfabetos. Cerca de mil milhões de cidadãos em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à leitura e à escrita, impedidos de beneficiar das novas tecnologias, de participar numa sociedade assente nestas competências, comprometendo a sua integração na vida social e no mundo do trabalho.

A análise dos marcos históricos que preparam os movimentos da inclusão e que culminam com a proclamação da escola inclusiva, na passada década de noventa, permitem compreender que a escola não pode continuar a rejeitar e a excluir uma parte importante da população mundial. O que está em causa é o bem-estar, a harmonia e a segurança de todos. A escola inclusiva é a via para um mundo melhor.

Da mesma categoria
  • Idias para ensinar portugus para alunos surdos
    Ronice Mller de Quadros Magali L. P. Schmiedt
  • O professor e a educao inclusiva: formao, prticas e lugares
    Tefilo Galvo Filho Theresinha Guimares Miranda
  • Educao para Surdos: Prticas e Perspectivas
    Maria Ceclia de Moura Sabine Antonialli Arena Vergamini Sandra Regina Leite de Campos
  • A Incluso de Alunos Surdos: demarcaes tericas, curriculares e de formao docente
    Joniana Soares de Arajo Cludio Nei Nascimento da Silva
  • Educao de Surdos e Preconceito
    Slvia Andreis Witkoski
  •