porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Elomena Barboza de Almeida
Elomena Barboza de Almeida
Professora/Investigadora
Estatísticas de Publicação do Autor
Elomena Barboza de Almeida
Elomena Barboza de Almeida
Professora/Investigadora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Elomena Barboza de Almeida

Como autor(a) principal

  • 2014 • Libras em Estudo: Formação de Profissionais, FENEIS-SP, p.109-129
    Formação de intérpretes de Libras - Língua Portuguesa: Reflexões a partir de uma prática formativa
    Resumo do Artigo Científico

    Libras em Estudo: Formação de Profissionais, FENEIS-SP, p.109-129  •  por Elomena Barboza de Almeida
    Formação de intérpretes de Libras - Língua Portuguesa: Reflexões a partir de uma prática formativa

    Compreendemos que o intérprete é o profissional que atua na fronteira de sentidos da língua de origem e da língua alvo e, portanto, em sua prática, ele deve perceber os sentidos nos discursos do outro, a fim de poder expressá-los na língua alvo sem que seus enunciados fiquem presos às formas da língua de partida, produzindo um novo enunciado que atenda à completude da mensagem. Seus conhecimentos ultrapassam assim, o conhecimento gramatical e a fluência nas línguas, constituindo uma forma de diálogo para construção de sentidos. Desta forma, atuar na área da tradução e interpretação implica na necessidade de formação, pois muitos conhecimentos são postos em jogo nesta prática profissional. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar aspectos que envolveram uma prática de formação de tradutores e intérpretes de Libras – língua portuguesa, na qual se buscou conscientizar os alunos sobre a complexidade que envolve o ato tradutório e interpretativo. Este processo foi perpassado por reflexões sobre as concepções que embasam as diferentes estratégias de atuação, possibilitadas por vivências simuladas e reais de práticas profissionais. As análises permitidas com a realização da pesquisa nos permitiram afirmar que o ato de traduzir e interpretar implica em um movimento continuo de elaboração conceitual, processo que depende das relações concretas da vida social, em um tempo e espaço específicos e, neste processo reflexivo, a parceria estabelecida entre professor surdo e ouvinte mostrou ser um diferencial importante para se pensar na formação de futuros profissionais.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2010 • Tradução & Comunicação: Revista Brasileira de Tradutores • Nº. 20, p. 89-103
    Gêneros discursivos da esfera acadêmica e práticas de tradução-interpretação Libras-português: reflexões
    Resumo do Artigo Científico

    Tradução & Comunicação: Revista Brasileira de Tradutores • Nº. 20, p. 89-103  •  por Elomena Barboza de Almeida
    Gêneros discursivos da esfera acadêmica e práticas de tradução-interpretação Libras-português: reflexões

    Com base nos pressupostos da teoria enunciativa bakhtiniana, assume-se que a tradução-interpretação é uma prática de construção de sentidos e, portanto, um trabalho de e sobre a linguagem. Por este motivo, torna-se necessário que o profissional conheça, além das formas prescritivas das línguas (seus componentes e estruturas gramaticais), as formas estabilizadas dos enunciados (gêneros do discurso), elementos indissociáveis. Ele deve, assim, conhecer o funcionamento das línguas em jogo, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana, na medida em que sua prática se revela na multiplicidade de sentidos existentes. O fato de não atuar em uma esfera específica de atividade implica desconhecimento de certos gêneros do discurso e, portanto, das linguagens em circulação nos espaços sociais e do contexto de produção do texto, fato que tem influência direta na prática de tradução-interpretação. A discussão será desenvolvida tendo como objeto a tradução de um texto do gênero discursivo da esfera acadêmica. Acredita-se que os aspectos aqui focalizados sejam fundamentais para se pensar práticas formativas dos profissionais tradutores-intérpretes de Libras-Língua Portuguesa, podendo ainda ser determinantes para se pensar nos processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos, tema de inúmeros estudos e de importância ímpar quando se pensa em educação de surdos.

    ×
  • Livros de Elomena Barboza de Almeida

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Lean Fontain Franco
    Lean Fontain Franco
    2 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Carlete Fátima da Silva Victor
    Carlete Fátima da Silva Victor
    2 artigos científicos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    21 artigos científicos
  • Esmeralda Figueira Queiroz
    Esmeralda Figueira Queiroz
    1 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  • Liziany Muller Medeiros
    Liziany Muller Medeiros
    1 artigos científicos
  • Joana Conde e Sousa
    Joana Conde e Sousa
    2 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Mônica Pereira dos Santos
    Mônica Pereira dos Santos
    6 artigos científicos
  •