porsinal  
Estudantes criam App que ensina matemática em Libras
por porsinal     
0 comentário(s)
Terça-feira, 21 de Julho de 2020 às 16:26:15
O software foi elaborado por alunos do Instituto Federal do Paraná. Jovem surdo integrante da equipa apresenta sinais específicos da matéria. Projeto é finalista da Maratona UNICEF Samsung, que estimula o desenvolvimento de tecnologias educacionais para escolas públicas.

Três estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) criaram uma App que ensina matemática em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, além de ampliar o conhecimento sobre a cultura surda.

MatemáTIC Libras, disponível em Android (a versão iOS será liberada em breve), tem textos para guiar as atividades e exercícios que ensinam os sinais corretos da matéria. Com o mascote Thales viajando pelo mapa do Brasil, apresenta pessoas surdas que são referência nas suas áreas de atuação..

O trio estuda no Campus Paranavaí. Carlos Eduardo de Carvalho, de 19 anos, que é surdo, apresenta, na App, vídeos sobre conjuntos matemáticos e quais devem ser os sinais para cada etapa do conteúdo. Ele e Cecilia Furtado, de 17 anos, estão no curso de mecatrónica no ensino médio. Willian Cligor, de 21 anos, faz faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas.

O projeto é um dos 19 finalistas da Maratona UNICEF Samsung, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e da multinacional, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que estimula o desenvolvimento de tecnologias educacionais para serem aplicadas no ensino médio de escolas públicas.

Os grupos cumpriram as últimas etapas do programa com atividades online, no trabalho de mentoria nas bancadas de avaliação. A versão final dos aplicativos foi publicada em 5 de junho e a cerimónia de encerramento está marcada para agosto.

Pode instalar aqui a App em dispositivos Android através da Play Store da Google.

Fonte: Estadão

Vídeo

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.