porsinal  
Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim integra intérprete de Língua Gestual Portuguesa
por porsinal     
0 comentário(s)
Domingo, 23 de Fevereiro de 2020 às 19:13:50
As sessões da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim vão passar a integrar intérpretes de língua gestual sempre que haja uma requisição prévia, anunciou a vereadora com pelouro da Ação Social da autarquia poveira.

Segundo Andrea Silva, a iniciativa será alargada, também, às reuniões públicas do executivo camarário, a grandes eventos promovidos pela autarquia, como as celebrações do Dia da Cidade ou Dia da Criança, e aos vídeos institucionais e promocionais realizados pelo município.

"No âmbito da nossa rede social, já tínhamos feito esse diagnostico e detetado algumas necessidades para a comunidade surda local. Assumimos o compromisso de facilitar a inclusão de pessoas com essa necessidade, quer nas Reuniões de Câmara e Assembleias Municipais, quer nos grandes eventos que a autarquia organiza", explicou à Agência Lusa Andrea Silva.

A vereadora esclareceu que nessas sessões públicas do executivo e da Assembleia Municipal, os interessados deverão requisitar a presença do intérprete de língua gestual num prazo de oito dias prévios, de modo "a poder agilizar toda a logística necessária".

Em paralelo, e no âmbito de um protocolo com a Associação de Surdos do Porto, quinze funcionários dos serviços de atendimento ao público da Câmara da Póvoa de Varzim vão ter formação em língua gestual de portuguesa.

Andrea Silva revelou, ainda, que a autarquia pretende alargar um sistema pioneiro, direcionado para pessoas com audição reduzida, que com o recurso a um aparelho auditivo portátil permite facilitar a comunicação, algo que já está em funcionamento nos serviços de atendimento do município.

"Em março iremos adquirir mais equipamentos para serem utilizados nas escolas, nomeadamente em crianças com dificuldades de audição ou concentração, uma vez que esse dispositivo permite reduzir o ruído ambiente e ampliar a voz do orador. Já temos experiências muito positivas com alguns dos idosos dos centros ocupacionais, e estamos a pensar incluí-lo, também, nas atividades do Cine-Teatro Garrett", partilhou com pelouro da Ação Social.

 

Fonte: Lusa

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

× Outras Notícias

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020 às 12:18:52
Grey’s Anatomy apresenta a primeira médica surda da TV