porsinal  
Apple realiza parceria para ensinar programação a alunos com deficiência visual e auditiva
por porsinal     
0 comentário(s)
Segunda-feira, 21 de Maio de 2018 às 03:37:33
O passado dia 17 de maio foi o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade e a Apple fez questão de anunciar uma ação em prol da acessibilidade, desta vez focada na programação. Alunos que são deficientes visuais ou auditivos estão incluídos no projeto Todos Podem Programar - Everyone Can Code.

O programa — com início previsto para o regresso às aulas do segundo semestre letivo — é realizado em parceria com educadores dos EUA e ajuda estes profissionais a ensinarem programação com base na linguagem Swift para estudantes que nunca codificaram.

Tim Cook, CEO da Apple, relatou a importância de tornar acessível para estudantes com alguma necessidade especial a linguagem de programação, e que a empresa pretende expandir o projeto:

A missão da Apple é criar produtos mais acessíveis possível. Nós criamos o Todos Podem Programar porque acreditamos que todos os estudantes merecem a oportunidade de aprender a linguagem da tecnologia. Esperamos levar o programa para ainda mais escolas ao redor do mundo, atendendo alunos com necessidades especiais.

Inicialmente, a lista de escolas participantes conta com oito instituições americanas. São elas:

De acordo com a nota publicada no site da Apple sobre a ação, a empresa colaborou com engenheiros, educadores e programadores de diversas comunidades que se preocupam com acessibilidade para tornar o programa o mais inclusivo possível.

O currículo do projeto é compatível com o recurso VoiceOver, um leitor baseado em gestos que descreve o que está acontecendo na tela do dispositivo. A integração entre VoiceOver e a App Swift Playgrounds — uma versão gameficada da linguagem de programação da Apple — permite que alunos com deficiência visual aprendam o passo-a-passo do processo de codificação.

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva utilizam o FaceTime para capturar todos os gestos e expressões faciais e incluem o suporte de texto para a Siri, Flash LED para Alertas, Audiodescrições e compatibilidade com aparelhos auditivos com que fazem parte do programa MFi (Made for iPhone/iPad/iPod touch).

Estudantes com limitações físicas também serão contemplados pelo programa da Apple através do recurso “Controle Assistivo”, que permite controlar o dispositivo iOS usando um único controle ou diversos controles que podem ser personalizados pelo utilizador.

Mais ações para o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade

Em reconhecimento ao Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, a Apple levou a cabo dois eventos em lojas nos EUA para promover a inclusão digital e mostrar como a tecnologia pode contribuir para a vida de pessoas com deficiência.

Além disso, destacou no Apple.com todos os recursos e ações envolvendo acessibilidade que a empresa oferece com os seus produtos.

Fonte: Mac Magazine

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.