porsinal  
Celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas em Língua Gestual Portuguesa
por porsinal     
0 comentário(s)
Terça-feira, 20 de Março de 2018 às 22:45:49
As celebrações do Tríduo Pascal do Santuário vão ser interpretadas, pela primeira vez, em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Queremos convidar toda a comunidade surda a vir celebrar connosco este momento festivo da Pascoa do Senhor”, refere o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo dirigido àquela comunidade, onde sublinha a importância da vivência do Tríduo Pascal enquanto momento celebrativo que conduz à “vivência da Páscoa de Jesus Cristo”.

As celebrações do Tríduo Pascal com interpretação em LGP serão: a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 de Quinta-feira Santa, a celebração da Morte do Senhor, às 15h00 de Sexta-feira Santa; e a Vigília Pascal; às 22h00 de Sábado Santo. Todas elas decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. No domingo de Páscoa, a comunidade surda pode participar na Missa dominical às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

Esta decisão integra um esforço que o Santuário tem vindo a assumir para melhorar as condições aos peregrinos que o visitam, concretamente na resposta de que precisam aqueles que têm especiais necessidades de inclusão e acessibilidade. Neste sentido, desde 2013, que a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem vindo a ser interpretada em língua gestual portuguesa por uma equipa de 12 elementos.

Recorde-se que, no ano passado, as celebrações da Peregrinação Aniversária de Maio, presididas pelo Papa Francisco, foram interpretadas em LGP; e que a Peregrinação Aniversária de Outubro, que encerrou as celebrações do centenário das Aparições, também teve os seus momentos altos – meditação do Rosário e Missas – interpretados em Língua Gestual Portuguesa.

Vídeo

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.