porsinal  
Estudante surdo ingressa no curso de Medicina
por porsinal     
0 comentário(s)
Terça-feira, 20 de Março de 2018 às 02:34:03
Matheus Oliveira é natural de São Fidelis e será o primeiro aluno surdo formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O ano letivo 2018 já começou para muitos estudantes. Para Matheus Oliveira, que é surdo e irá ingressar no curso de Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as aulas começam em breve.

De acordo com informações da universidade, ele será o primeiro aluno surdo a cursar medicina no país. Nas redes sociais o futuro médico não esconde a alegria. "O meu sonho representa a realização de um desejo. Agora sim, eu digo, realizei o meu sonho oficial", disse.

Para os professores e amigos do estudante, a conquista de Matheus é, com certeza, uma vitória para a Comunidade Surda. "Matheus é uma pessoa muito interessada, proativa, e demonstrou força de vontade e otimismo para realizar o seu sonho, o de ser médico e nós vamos recebê-lo de braços abertos e auxiliá-lo nessa jornada no que for possível. Ele é bastante esforçado e está a superar os obstáculos com muita alegria e sempre à procura do lado bom das coisas. Até onde sabemos, será o primeiro aluno com surdez a cursar medicina e em universidade federal", disse a Professora Jane Capelli.

Jane ressaltou ainda que, segundo a Comissão Provisória UFRJ Macaé Acessível e Inclusiva, todos os membros estarão junto a direção do Campus UFRJ-Macaé e ao Curso de Medicina para apoiar a apontar as adequações necessárias para que Matheus realize seu sonho. E, no dia 04 de abril, será oferecido uma Oficina abordando o tema, como primeiro movimento de acolhimento ao corpo docente do Campus UFRJ-Macaé.

A Professora Roberta Pereira Coutinho, substituta eventual da Direção do Campus UFRJ-Macaé pontuou que o ingresso na universidade de alunos com deficiência é essencial para que o ensino público seja o reflexo da sociedade através da inclusão.

"O Campus UFRJ-Macaé já havia recebido alunos com deficiência, porém, pela primeira vez, a nossa instituição recebe ingressantes através de Regime de Entrada Específico. Há uma lei sancionada pelo governo federal que determina a estruturação das universidades públicas para receber os alunos com necessidades especiais. Considerando que cada estudante com deficiência tem suas particularidades, é necessário avaliar as peculiaridades de cada um, de acordo com a demanda, semestre a semestre", disse Roberta Pereira Coutinho.

Já o Coordenador do curso de Medicina do Campus Macaé, Dr. Joelson Tavares destacou que até onde constam informações, Matheus será o primeiro aluno surdo a estudar Medicina no Brasil. "Não temos noticia de outros casos. Já nos Estados Unidos existem médicos surdos e o curso de Medicina da UFRJ sabe do desafio de um aluno surdo, uma experiência que até onde sabemos não tem procedentes no país. Teremos que adaptar a nossa estrutura de aulas assim como contar com a presença de um tradutor em grande parte das aulas. Tanto a direção da universidade quanto a coordenação do curso estão se organizando para receber o aluno da melhor forma possível. Ao mesmo tempo que entendemos os desafios, ressaltamos a importância dessa ação para termos uma universidade e uma sociedade cada vez mais inclusivas", enfatizou Joelson.

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.