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No Porto os cidadãos surdos contam com interpretação imediata no Gabinete do Munícipe
por porsinal     
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Sexta-feira, 09 de Março de 2018 às 19:52:59
Gabinete do Munícipe da Câmara do Porto dispõe de serviço de atendimento a cidadãos surdos

Qualquer cidadão surdo ou com deficiência auditiva que se dirija ao Gabinete do Munícipe da Câmara do Porto é atendido no imediato. O serviço, implementando em novembro passado e disponibilizado no âmbito do projeto "Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP", dinamizado pela Área Metropolitana do Porto, possibilita que a comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do atendimento seja intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de videochamada.

Para Fernando Paulo, vereador responsável pelo pelouro Coesão Social, o serviço veio permitir "quebrar barreiras" de modo a que "o munícipe com deficiência possa aceder na hora aos serviços tal como os demais cidadãos".

O objetivo primordial é permitir o acesso à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos surdos contactar com os vários serviços disponibilizados no Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata.

"Entendemos que temos que ter políticas que vão no sentido de que todos os cidadãos se sintam pessoas de plenos direitos e também deveres", referiu o responsável e citou vários exemplos de investimento municipal em prol de uma cidade mais inclusiva, nomeadamente na "eliminação de barreiras arquitetónicas, tornando percursos mais acessíveis", no "rebaixamento das rampas dos passeios", na "acessibilidade em edifícios públicos" e "colaborando e sensibilizando a comunidade em geral" para estas questões.

Como funciona

No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe, com recurso a um tablet, estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão.

Os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta "Serviin - Intérprete LGP").

Fonte: Porto.

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