porsinal  
Roupa tecnológica reproduz música clássica para pessoas surdas
por porsinal     
0 comentário(s)
Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018 às 01:22:54
A música é uma linguagem universal que, por questões biológicas, nem todos conseguem ouvir. Porém, graças a uma invenção tecnológica alemã, todos a poderão sentir. A responsabilidade é da The Sound Shirt, uma roupa tecnológica que reproduz música clássica para pessoas surdas.

Estamos a entrar cada vez mais na era dos wearablesWearable é a palavra que resume o conceito das chamadas “tecnologias vestíveis”, que consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário.

A The Sound Shirt é um wearable - uma roupa tecnológica - que reproduz música clássica para pessoas surdas.

A ideia partiu da parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfónica de Hamburgo, que juntas querem ampliar a presença dos surdos dentro de uma sala de concerto. O som passa por muitos volumes, linhas, timbres e canais até chegar aos ouvidos dos espectadores e, neste caso, vai mais além, tornando-se numa experiência sensorial.

Com ar de casaco futurista, The Sound Shirt funciona a partir da sonoridade de oito instrumentos distintos, captadas pelos microfones no palco. Um software traduz o som em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir disso, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música, permitindo um concerto sinfónico em tempo real para surdos.

O mapeamento do corpo é intuitivo na hora de captar as notas. As mais profundas, vindas do baixo, são sentidas na região do tronco, enquanto as mais leves e sensíveis, como as de um violino, vão para a área do pescoço e da clavícula.

Sentindo literalmente a música correndo ao redor dos membros, os espetadores surdos conseguem compreender a correlação entre o que é apresentado no palco e o que é transmitido pela Sound Shirt.

Não por acaso, a ação concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2016, junto com a brasileira Emoti Sounds, que “traduziu” os famosos emojis para cegos. O vídeo em baixo mostra como é a sensação de usar a peça tecnológica.

Vídeo

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

× Outras Notícias

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 às 15:40:42
Professora cria site de literatura infantil em Libras