porsinal  
Hospitais criam rede para melhorar na área de implantes cocleares
por porsinal     
0 comentário(s)
Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 às 03:52:35
Os hospitais de Santa Maria, Santo António, Gaia e Coimbra estão a começar a trabalhar em rede na área dos implantes cocleares, com o objetivo de dotar os hospitais de maior capacidade nesta matéria.

Segundo Leonel Luís, diretor do serviço de otorrinolaringologia do hospital de Santa Maria, em Lisboa, decorreu ontem em Coimbra uma primeira reunião de trabalho entre os profissionais dos serviços das unidades hospitalares para arrancar com o trabalho em rede na área dos implantes cocleares, usados em surdos profundos.

A ideia do hospital de Santa Maria é “levar a experiência” do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) “para o maior serviço de otorrino do país”, no Santa Maria.

O CHUC realizou nos últimos 30 anos mais de um milhar de implantes cocleares e tem sido o centro de referência nesta área. Segundo disse à agência Lusa o diretor do serviço de otorrino do Santa Maria, em Portugal fazem-se entre 120 a 130 implantes cocleares por ano, sendo cerca de 80 são em Coimbra.

Queremos dar o salto em termos de quantidade e de qualidade e trabalhar em rede no Serviço Nacional de Saúde”, afirmou. Passará, por exemplo, a haver consultas de decisão entre Santa Maria e Coimbra e o objetivo é, segundo Leonel Luís, é “permitir que os hospitais possam operar os doentes com proximidade”. “A ideia é passarmos a dar resposta”, disse, lembrando que o Santa Maria realiza apenas dois ou três implantes cocleares por ano.

Já este ano, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul tem criticado o serviço de otorrino de Santa Maria, nomeadamente pelo que considera ser o suspender do programa de cirurgias de implantes cocleares, uma acusação que Leonel Luís rejeita.

Fonte: Lusa

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

× Outras Notícias

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017 às 16:57:47
Tema da redação do ENEM 2017 fala sobre a educação de surdos no Brasil