A comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal do Porto por via presencial ou através do canal telefónico passa a ser intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de videochamada.
Ou seja, os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta "Serviin - Intérprete LGP").
No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe da CMP, com recurso a um "tablet", estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão.
O objetivo primordial é anular as barreiras na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos surdos contactar com o atendimento do Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata.