A novidade já está disponível para utilizadores do iOS nos Estados Unidos e deve chegar ao resto do mundo, bem como a outras plataformas, em breve.
A iniciativa faz parte de uma campanha do governo dos EUA para aumentar a conscientização sobre a surdez. A UBER é parte integrante disso, por ser considerada uma das empresas que mais facilita a entrada de pessoas surdas no mercado de trabalho, permitindo que elas conduzam e indicando a existência de condições para um passageiro por meio de um ícone especial quando uma viagem é encontrada.
É justamente a partir deste ícone que estarão as indicações em ASL. Dicas básicas ensinam as pessoas a dizerem “olá”, “bom dia” e “obrigado”, além do próprio nome. As instruções aparecem em formato GIF, com animações que devem ser copiadas pelo passageiro de forma a criar um clima mais agradável durante a prestação do serviço.
Apesar de esta ser a primeira vez que funcionalidades relacionadas com a surdez estão disponíveis aos passageiros, recursos do tipo para os motoristas estão presentes há anos. Para eles, a UBER conta, por exemplo, com um modo que substitui as notificações sonoras de novas viagens por vibrações e piscadela do ecrã, enquanto utilizadores que tentarem telefonar para os colaboradores são instruídos a enviarem mensagens de texto caso o condutor seja surdo.
A UBER não divulga números específicos, mas afirma ter milhares de motoristas surdos ou com algum tipo de problema de audição em todo o mundo. Com a novidade, ela espera aproximar as pessoas e, acima de tudo, dar mais tranquilidade aos passageiros, que podem sentir-se intimidados.