porsinal  
Ser destro ou canhoto afeta a compreensão da língua gestual
por porsinal     
0 comentário(s)
Quarta-feira, 31 de Maio de 2017 às 04:22:34
Com língua gestual, entender a mensagem pode ser uma tarefa tranquila ou mais complicada, dependendo se quem “fala” for destro ou canhoto.

É o que concluíram cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, ao analisar 43 pessoas fluentes em British Sign Language (BSL). Eles procuravam saber o quanto mais usar a mão esquerda ou a direita pode interferir na comunicação das pessoas surdas.

Na experiência, descrita no estudo publicado no periódico científico Cognition, os participantes viam uma imagem e, em seguida, o gesto correspondente a ela em língua gestual. Foram usadas no estudo palavras como “chocolate”, “viola” e “mesa”. Veja-se, por exemplo, a palavra “madeira” comunicada por um canhoto e aqui, por um destro.

Em geral, os destros tendem a mandar melhor na tarefa. Entender a mensagem de alguém que usa a mão direita é mais rápido do que se o mesmo gesto fosse feito por um canhoto.

Isso acontece porque há mais pessoas destras no mundo. Assim, quem se comunica através de língua gestual tem normalmente de acompanhar as mensagens sendo transmitidas com a mão direita na liderança das ações.

No entanto, quando algum “gesto” mais complexo precisa ser representado, a mão dominante acaba importando um pouco mais. Como gesto mais complexo, entenda palavras que precisam das duas mãos para serem transmitidas.

Nessa situação, destros entenderam mais rápido quem se orientava mais com a direita – e os canhotos, os “falantes” que lideravam as ações com a esquerda.

Embora a mensagem e o movimento seja o mesmo, ser canhoto é como ter “sotaque”: a mensagem é transmitida, mas menos eficientemente do que na variação padrão da língua.

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.