porsinal  
Instituto Federal de Santa Catarina lança plataforma colaborativa para socialização de sinais em Libras
por porsinal     
0 comentário(s)
Terça-feira, 09 de Maio de 2017 às 03:03:54
O grupo de pesquisa ‘Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues’, do Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Brasil, lançou uma ferramenta web colaborativa para a construção de um glossário na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O “Glossário Libras”, como foi batizado, é uma plataforma destinada à busca e organização de verbetes em Libras. Vinculada às redes sociais, ela permite que o usuário pesquise as palavras em português e, nos resultados, apareçam vídeos com o sinal e o significado em Libras.

Todos podem colaborar com a ferramenta enviando vídeos, para registar sinais de diferentes áreas de estudo. O dispositivo está em fase de testes e algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis, mas a busca simples por termos e o cadastro dos vídeos já podem ser realizados.

Para participar basta aceder aqui.

O projeto conta com a parceira da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) e do Projeto Surdos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ajudaram a definir as características da ferramenta e vão colaborar na alimentação do conteúdo, bem como no seu aperfeiçoamento. “Essa pesquisa pode auxiliar no aprendizado social e apoiar a construção crítica da Libras, trazendo representação para a comunidade surda”, destacou a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lucia Amorim.

Essa iniciativa atende a uma demanda urgente da comunidade surda, pois existe a necessidade de glossários para o registo de novos sinais, os quais vão ajudar na disseminação da Libras. “É um espaço construído de maneira orgânica e colaborativa, que objetiva a propagação e o desenvolvimento da língua de sinais. Começamos a alimentar o software pelos glossários de sinais já disponíveis no câmpus, agora precisamos validá-lo, junto aos parceiros que representam a comunidade surda, a fim de propor correções, melhorias e incremento do conteúdo. No futuro pretendemos envolver outras instituições e ampliar essas parcerias para outros projetos”, comentou uma das professoras integrantes do projeto, Fabiana Bubniak.

O projeto Glossário Libras contou com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenação está ao encargo do professor Douglas Kaminski.

Vídeo

Não existe video associado.

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

Outras Notícias

Não existem mais not�cias.