porsinal  
Aplicativo 'Prodeaf' é o primeiro tradutor de língua de sinais do mundo
por porsinal     
0 comentário(s)
Sábado, 08 de Setembro de 2012 às 22:02:13
Já ouviu falar do Prodeaf ? É o primeiro aplicativo do mundo que funciona como um tradutor funcional de Libras para telemóveis e tablets.

Desenvolvido desde 2011 pelos cientistas de computação João Paulo Oliveira e Lucas Araújo Mello, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), o Prodeaf reconhece a voz do ouvinte, traduz a fala e mostra ao surdo o que foi dito por meio da animação de um avatar 3D. O contrário também poderá ser feito em breve, com o surdo a fazer os sinais com uma luva especial cujo movimento é captado pela câmera do telemóvel e traduzido para o ouvinte.

A ideia surgiu numa viagem ao Canadá feita por Lucas em 2010: “Vi a frustração de um surdo tentando pedir informação no metro em Vancouver, e fui logo rascunhando o projeto”, diz. Junto do amigo João montou uma equipa de engenheiros, linguístas e surdos para aprofundar a pesquisa e usabilidade. Estes aspectos – e o estudo de anatomia da mão humana – requerem mais trabalho que a programação em si, parte da sua rotina na Proativa Soluções, startup criada há dois anos.

Vencedores do Wayra Contest na Campus Party Recife, no Brasil, a dupla passará uma semana na Academia Wayra em São Paulo. O reconhecimento também já começou a vir do exterior: na Imagine Cup, em Nova York, o Prodeaf ficou em segundo lugar. O aplicativo, que utiliza sistema Windows, estará disponível para download em dois ou três meses e o projeto também atuará na tradução de sites para surdos – que apesar de saberem ler constroem as frases de maneira diferente: “‘Eu vou à praia para um surdo é ‘eu praia ir’, por exemplo”, segundo Lucas.

A repercussão do aplicativo tem sido muito positiva. Além de despertar interesse de grandes instituições financeiras para uma possível implementação em bancos e prestadoras de serviços públicos, já foi aprovado em edital do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Enquanto as pesquisas estrangeiras estão ainda em um nível muito acadêmico, o Prodeaf – listado no jornal Estado de São Paulo como “uma das 10 tecnologias que vão mudar a nossa vida”, pretende chegar na frente para estabelecer a comunicação entre ouvintes e surdos de forma prática, integrando-os à sociedade.

Saiba mais sobre o projeto em http://prodeaf.proativasolucoes.com/

Vídeo

Comentários

Para comentar esta notícia tem de ser um utilizador registado

    Não existem comentários.

× Outras Notícias