porsinal  
Sobre neurónios, cérebros e pessoas
Publicado em 2011
Atheneu
  Roberto Lent
Neurociências

Descrição

A coletânea de crónicas foi organizada em três conjuntos, que enfatizam os níveis de abordagem que a neurociência experimental emprega para conhecer cada vez melhor como os neurónios produzem um órgão de função tão sofisticada – o cérebro – e como ele é capaz de definir a gigantesca complexibilidade e adaptabilidade das pessoas.

Neurónios, cérebros e pessoas são talvez três principais eixos de investigação contemporânea dessa disciplina que ousa decifrar a mente humana e seus meandros.

Trata-se de um livro de divulgação científica, dirigido a leitores sem domínio do vocabulário técnico e sem conhecimento especializado de neurociência. Os textos foram idealizados segundo uma concepção da divulgação científica que defende que mais importante que veicular os fatos da ciência, é descrever como os cientistas chegam a eles.

De acordo com o ponto de vista do autor, em ciência, mais relevantes que as respostas, são as perguntas e o modo como são respondidas. A aventura da ciência só tem sentido e charme quando se propõe uma boa pergunta. E é dela que derivam os experimentos e o raciocínio que, eventualmente, a responderão. A resposta só interessa se gerar uma nova pergunta.

Da mesma categoria
  • Neurociências e Cognição
    Maria Vânia Nunes Alexandre Castro Caldas
  • Introdução às Neurociências
    Alexandre Castro Caldas Maria Vânia Nunes
  •