porsinal  
Gramática da Língua Portuguesa
Publicado em 2003
Editorial Caminho
  Inês Duarte
  Isabel Hub Faria
  Maria Helena Mira Mateus
  Ana Maria Brito
Linguística

Descrição

A Gramática da Língua Portuguesa foi publicada pela primeira vez em 1983 e revista na edição de 1989. Esgotada a 4.ª edição em 1999, foi unânime a decisão de preparar uma nova edição amplamente revista, com maior poder descritivo, com um estilo menos tecnicista e com uma cobertura linguística mais ampla. Esta decisão foi compreendida e apoiada pela Editorial Caminho, que aceitou esperar três anos pela conclusão do trabalho de preparação da nova edição.

A variedade da língua contemplada na obra é a norma-padrão do português europeu, embora em muitas circunstâncias se indiquem características de outras variedades nacionais, geográficas e/ou sociais. Deve igualmente lembrar-se, relativamente ao carácter desta obra, que ela não é uma gramática normativa, ou seja, não é um instrumento que regule o bom uso da língua. O seu objectivo consiste na apresentação de descrições e análises de um largo conjunto, evidentemente não exaustivo, de aspectos da língua portuguesa.

A Gramática da Língua Portuguesa dirige-se àqueles que trabalham sobre diversas línguas particulares e também sobre o português e que, ao aplicarem propostas aqui incluídas a um universo mais vasto de dados, poderão vir a confirmar ou infirmar as hipóteses apresentadas, contribuindo assim, em conjunto com as autoras, para um melhor conhecimento das estruturas linguísticas do português e, desejavelmente, das propriedades da gramática universal.

Da mesma categoria
  • História da Linguagem
    Júlia Kristeva
  • The Hidden Treasure of Black ASL: Its History and Structure
    Carolyn McCaskill Ceil Lucas Robert Bayley Joseph Hill
  • Fonoaudiologia e Linguística: Teoria e Prática
    Ana Cristina de Albuquerque Montenegro Isabela Barbosa do Rêgo Barros Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo
  • Pragmática e SócioLinguística
    Rita Mendonça Freire Nogueira Faria
  •