porsinal  
Introdução à Linguística Geral e Portuguesa
Publicado em 2007
Editorial Caminho
  Carlos A. M. Gouveia
  Emília Ribeiro Pedro
  Inês Duarte
  Isabel Hub Faria
Linguística

Descrição

A Introdução à Linguística Geral e Portuguesa foi planeada para ser utilizada de várias formas, por leitores com formações distintas que procurem, através da sua consulta, atingir objectivos diferentes.
Assim, o livro pode ser usado como um manual destinado ao primeiro ano de estudos na área de Linguística. A sua estrutura modular permite igualmente a utilização de cada capítulo como texto introdutório ou de síntese do estado da arte em cadeiras de Linguística distribuídas pelos planos curriculares de várias licenciaturas, podendo, por isso, funcionar como obra de referência constantemente presente no percurso curricular.

O carácter deliberadamente acessível que a maioria dos autores pretendeu imprimir ao capítulo de que se encarregou permite ainda a sua leitura e compreensão por leitores não especializados que, por necessidade profissional ou curiosidade intelectual, queiram manter-se informados sobre as grandes questões em redor das quais se estrutura a investigação linguística contemporânea. Para facilitar este tipo de consulta, decidiu-se apresentar, logo após esta Introdução, o conjunto dos resumos elaborados pelos autores de cada capítulo.

O livro dirige-se prioritariamente ao estudante do ensino superior. É também relevante para todos os que, por curiosidade ou formação profissional, se situam num contexto onde a relação com a Linguística é uma realidade ou um percurso a percorrer num futuro próximo. Pensamos nos professores de qualquer grau de ensino, com especial importância para os que têm a seu cargo o ensino explícito da língua materna ou de línguas estrangeiras, bem como nos que apostam no ensino apoiado por computador; pensamos nos psicólogos e terapeutas da fala cuja formação curricular incorpora, actualmente, várias áreas de estudos linguísticos; oensamos nos sociólogos, antropólogos e técnicos de documentação que em todo o país, e no estrangeiro, podem encarregar-se do registo, tratamento e arquivo do património linguístico, escrito e oral; pensamos nos profissionais de comunicação, técnicos de marketing e publicitários; e pensamos, necessariamente, na crescente população ligada à informática, no âmbito da investigação e da produção de instrumentos das indústrias da língua, cada vez mais sofisticados linguística e intercomunicativamente. De todos esperamos, também, algum «feedback» que nos permita futuramente melhorar ou readequar o que é agora, pela primeira vez, publicado.

Da mesma categoria
  • Iniciação à Linguística
    Christian Raylon Paul Fabre
  • Novo Deit-Libras (2 Volumes)
    Aline Cristina Lofrese Mauricio Fernando César Capovilla Walkiria Duarte Raphael
  •