porsinal  
No Rumo de uma Linguística Inacabada - Ensaio de Linguística Funcional
Publicado em 2008
Edições Almedina
  Christos Clairis
Linguística

Descrição

A presente obra, assumindo a herança do estruturalismo saussuriano e da Escola de Praga, estabelece os princípios de uma linguística funcionalista moderna, que, por reconhecer o princípio do respeito pêlos fenómenos linguísticos, se afirma inacabada.

À luz de uma experiência de mais de trinta anos de investigação linguística, o autor propõe as inovações teórico-metodológicas necessárias para compreender a organização e a dinâmica interna das línguas, abordando a fonologia, a sintaxe, a tipologia e os processos de desaparecimento das línguas.

Christos Clairis é Professor de Linguística Geral na Sorbonne (Universidade Paris Descartes - Paris V) e Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Linguística Funcional. Os seus trabalhos de investigação têm versado línguas que vão desde a Terra do Fogo ao grego contemporâneo. E autor de várias obras, das quais se destacam Gramática estrutural, funcionalista e comunicacional do grego moderno (com Georges Babiniotis) e Typologie de la syntaxe connective (com Claudine Chamoreau, Denis Costaouec e Françoise Guerin).

Da mesma categoria
  • Iniciação à Linguística
    Christian Raylon Paul Fabre
  • A Educação do Surdo Ontem e Hoje
    Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa
  • Libras, Língua Brasileira de Sinais, A Imagem do Pensamento, Vol. 2
    Catarina Kiguti Kojima Sueli Ramalho Segala
  • Bases de Análise Linguística
    Françoise Dubois Charlier
  • Linguística Aplicada. Suas faces e interfaces
    Angela B. Kleiman Marilda Cavalcanti
  •