porsinal  
A mulher surda na Segunda Guerra Mundial
Publicado em 2019
Letraria
  Kelly Priscilla Lóddo Cezar
  Germano Weniger Spelling
  Danilo Silva
  Livro disponível em versão PDF para utilizadores registados
Banda Desenhada

Descrição

Essa HQ bilíngue foi idealizada, roteirizada e criada por mim, Germano Weniger Spelling, surdo e aluno do curso de licenciatura Letras Libras da Universidade Federal do Paraná, tendo por objetivo apresentar a história da mulher surda no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Criar uma narrativa visual para minha comunidade é a mais bela forma de homenagear minha cultura, meus professores e principalmente meus alunos. Tomando como base meus estudos científicos anteriores, orientados pelo professor Danilo Silva, também surdo (SILVA; SPELLING, 2018), relatamos teoricamente as práticas aplicadas pelo regime nazista sobre pessoas surdas durante o período em questão. Mostramos que milhares de pessoas surdas foram submetidas à eugenia, à eutanásia, à esterilização, bem como a abortos forçados na expectativa de que as pessoas surdas fossem eliminadas em futuras gerações arianas. Esses resultados mexeram muito comigo e, a partir da minha percepção de que eu e outros surdos não sabemos muito sobre a história dos surdos no Brasil e no Mundo, iniciei outra pesquisa: um trabalho de conclusão de curso com a professora Kelly Priscilla Lóddo Cezar, motivado pelo trabalho de Luiz Gustavo Paulino de Almeida e a bela recepção da história em quadrinhos O congresso de Milão. Então, dei início a minha criação.

A história aqui contada fala sobre uma mulher surda que, durante a segunda Guerra Mundial, descobre que está grávida e sofre todas as formas de opressão, sendo separada de sua filha depois do parto. Após alguns anos de sofrimento e com o final da Guerra, Sara reencontra a sua filha e torna-se professora, repassando seus conhecimentos em língua de sinais. A história é marcante e considerada “pesada”, não há como não se emocionar!!!

Da mesma categoria
  • Luanda, Lua
    Marta Morgado
  • O congresso de Milão. Uma homenagem à comunidade surda
    Kelly Priscilla Lóddo Cezar Luiz Gustavo Paulino de Almeida
  • Mamadu - O Herói Surdo
    Marta Morgado
  • Zoey Goes to the Dog Park
    Jena Floyd Rachel Berman Blythe
  • Léo, o Puto Surdo
    Yves Lapalu
  •