porsinal  
Sou Asas
Publicado em 2009
Surd'Universo
  Marta Morgado
Banda Desenhada Infantil

Descrição

Este não é apenas o primeiro dia de aulas da Joana, é também o dia em que toma contacto pela primeira vez com a língua gestual e com outros surdos. É de certo modo o primeiro dia da sua nova vida, o renascer para uma nova identidade e para uma nova imagem de si própria.

Este ritual de transição é marcado pela atribuição de um nome gestual. Os colegas apresentam-se um a um e depois, em conjunto, tentam achar uma característica física que a distinga dos outros meninos surdos e que possa ser usada para a identificar. Depois de muitas tentativas, encontram um nome “Sou Asas”, porque a Joana parecia um anjinho, loira e de olhos azuis.

Os nomes gestuais têm este simbolismo forte de marcarem a transição para uma outra identidade, a identidade surda. Como diz Marta Morgado, podem ser atribuídos a partir de traços físicos marcantes ou ter como base a primeira letra do nome ou o gesto para o primeiro nome. Podem ainda ser uma característica da personalidade ou até mesmo um hábito.

As crianças surdas são naturalmente baptizadas pelos seus colegas surdos. Os ouvintes que contactam com surdos também acabam por ter um nome gestual. Faz parte da cultura surda esta forma visual de apreender o mundo e de o representar.

Da mesma categoria
  • Luanda, Lua
    Marta Morgado
  • Surdos, 100 Piadas
    Marc Renard Yves Lapalu
  • A mulher surda na Segunda Guerra Mundial
    Kelly Priscilla Lóddo Cezar Germano Weniger Spelling Danilo Silva
  • O congresso de Milão. Uma homenagem à comunidade surda
    Kelly Priscilla Lóddo Cezar Luiz Gustavo Paulino de Almeida
  • Léo, o Puto Surdo
    Yves Lapalu
  •