porsinal  
Estudos Surdos I – Obras de Referência
Publicado em 2011
Universidade Católica Editora
Educação Investigação Língua Gestual

Descrição

O manual Estudos Surdos I tem como grande objectivo tornar acessível à comunidade surda portuguesa algumas obras de referência publicadas por investigadores ouvintes que por terem incluído nas suas equipas pessoas surdas, os seus trabalhos atingiram um elevado rigor científico tornando-se assim, publicações de leitura obrigatória para quem pretenda investigar as comunidades surdas e as suas línguas gestuais. As pessoas surdas que integraram estas equipas tornaram-se, mais tarde, investigadores surdos de referência.

Assim, o presente manual está dividido em quatro áreas de investigação, das quais seleccionámos um autor e a sua obra mais reconhecida mundialmente: História das Comunidades Surdas, Harlan Lane; Linguística das Línguas Gestuais, William Stokoe; Neurolinguística, Edward Klima e Ursula Bellugi; Educação, Kristina Svartholm.

Optámos por aprofundar uma obra de cada um dos referidos investigadores em vez de apresentarmos uma infindável e monótona lista de todos os autores e trabalhos desenvolvidos nestas áreas. Esperamos que o presente manual Estudos Surdos I, seja mais um passo, no sentido de tornar acessível à comunidade surda portuguesa o conhecimento, para que de uma forma cada vez mais sustentada, os seus elementos, continuem a decidir o seu próprio futuro.

Da mesma categoria
  • Escrita de Sinais sem Mistérios
    Madson Barros Barreto Raquel Tibúrcio Rosa Barreto
  • Dicionário da língua gestual de São Tomé e Príncipe
    Ana Mineiro Patrícia Carmo Ricardo Oliveira
  • Sign Language Acquisition by Deaf and Hearing Children
    Deborah Chen Pichler Marlon Kuntze Diane Lillo-Martin Ronice Müller de Quadros Marianne Rossi Stumpf
  • Tradução e Interpretação de Língua de Sinais
    Maria Cristina Pires Pereira Angela Russo
  • Linguagem das Mãos
    Eugênio Oates
  •