porsinal  
Heldy Meu Nome - Rompendo Barreiras da Surdocegueira
Publicado em 2012
Editora Hagnos
  Ana Maria de Barros Silva
Investigação

Descrição

Quantas famílias e profissionais buscam na literatura informações, relatos de experiências e casos semelhantes e, não conseguindo, ficam sozinhos com todas as dúvidas, perdidos nas dificuldades de atuar com o surdocego congênito? As questões em torno dessa criança são várias: É possível se obter algum resultado? A criança nascida surdocega conseguirá se comunicar? Como? Compensa investir? Como a família reage e enfrenta as incontáveis dificuldades? Que atitudes são esperadas dos profissionais, e esses, o que podem fazer? Quais as ações prioritárias? E a comunidade como pode contribuir?

Diante de tantos questionamentos, decidimos investigar e conhecer melhor a vida de Heldyene reunindo todo o material disponibilizado e buscando outros por meio de entrevistas e questões enviadas à professora e à família. O relato de um caso extremo de surdocegueira, que alcançou um nível satisfatório de inserção no mundo, pode levar à reflexão sobre as diferentes possibilidades de lidar com a deficiência em seus variados níveis.

Adicionalmente, o livro traz anexos, artigos elaborados por profissionais da área, referentes ao assunto. Assim esperamos poder contribuir para a educação do surdocego e também para a educação do deficiente em geral.

Da mesma categoria
  • Estudos da Língua Brasileira de Sinais III
    Ronice Müller de Quadros Markus Johannes Weininger
  • Bilingual Deaf and Hearing Families: Narrative Interviews
    Barbara Bodner-Johnson Beth Sonnenstrahl Benedict
  • Libras em Estudo: Ensino-Aprendizagem
    Neiva de Aquino Albres
  •