porsinal  
Educação de Surdos em Debate
Publicado em 2014
Editora UTFPR
Educação

Descrição

Este livro cumpre a tarefa de apresentar teorias, práticas e perspectivas de pesquisa, de modo a constituir uma memória sobre a educação de surdos pós-década de 1990, momento em que ganha visibilidade social a apreensão dos surdos como integrantes de uma comunidade linguística minoritária, um grupo que tem história, língua e cultura, em oposição a outras possibilidades de apreensão da surdez como a experiência de uma falta (de audição e da linguagem).

O título “Educação de surdos em debate” expressa a síntese do sentido que se buscou imprimir ao texto que ora se apresenta: um espaço profícuo de reflexões e discussões sobre as grandes narrativas presentes na área, sobre as pesquisas em andamento na perspectiva paradigmática da diferença surda, sobre as tentativas de materialização do bilinguismo nas diferentes esferas discursivas (acadêmica, jurídica, literária, artística...) e instâncias institucionais (família, escola, universidade...).

Como obra eminentemente política, diferentes (e por vezes contraditórias) leituras do bilinguismo social dos surdos e seus impactos no processo educacional estão aqui sintetizadas.

Cabe ao leitor empreender esforços de compreensão e síntese relativas às distintas perspectivas de filiações e apropriações teóricas de cada autor. Ao modo de síntese, a heterogeneidade constitutiva dos capítulos que compõem o livro representa uma contribuição importante, já que possibilita delinear um panorama da diversidade temática de pesquisa (e afiliações teóricas) que predomina no cenário acadêmico da área. Essa pluralidade nos permite conhecer em que fontes teóricas bebem os autores, com que vozes sociais dialogam, em que fios ideológicos e a que propósito social costuram suas argumentações.

Da mesma categoria