porsinal  
Cultura, poder e educação de surdos
Publicado em 2007
Paulinas Editora
Educação

Descrição

A obra da pastora batista Nídia Regina Limeira de Sá oferece aos leitores a oportunidade de encarar a surdez sob uma nova luz, como característica de uma minoria que precisa ser plenamente incluída na sociedade. Os surdos são especiais, não por causa da carência que os afeta, mas porque, positivamente, trazem uma rica contribuição para a sociedade no seu conjunto.

A obra propicia aos leitores uma maneira renovada de ver a questão das minorias e ajuda-nos a descobrir como se constrói o universo de conhecimento do surdo e, portanto, também, sua afetividade e sensibilidade. Proporciona assim uma oportunidade de nos darmos conta das limitações e das dificuldades que temos em integrar o diferente em nossa vida. Situando-se no contexto dos estudos culturais que se têm desenvolvido na atualidade, bem distantes da pretendida neutralidade científica da modernidade, a autora, mãe de uma filha surda, se faz a porta-voz dos surdos que lutam na sociedade para ver reconhecida sua originalidade.

Nessa perspectiva, a autora ressalta imediatamente as questões tanto da identidade surda como das formas socialmente adotadas para sua educação e integração na sociedade, vigorosamente discutidas em termos de poder ou significação social do surdo, como portador, na maioria das vezes não considerado, de uma identidade que contribui positivamente para a riqueza da sociedade.

As reflexões aqui desenvolvidas, inclusive pela ampla bibliografia indicada ao final do volume, podem ser generalizadas para todas as pessoas especiais, de forma a que uma concepção de sociedade baseada no respeito às pessoas e na justiça se torna um fermento de profunda transformação das relações de poder tais como são vividas em nossa realidade social. Sob esse aspecto, a obra traz uma contribuição original e profunda à Campanha da Fraternidade de 2006.

Da mesma categoria